Ex-Cabo da F.A.B. Pós 1964

Vítima da Portaria nº 1.104-GM3/64
Depoimento do Major Brigadeiro-do-Ar RUI BARBOSA MOREIRA LIMA.
História
Comandante da Base Aérea de Santa Cruz entre 14 AGO 1962 e 02 ABR 1964, quando foi então cassado pela Ditadura Militar. Autor de vários textos sobre aviação e sobre os integrantes do Grupo de Caça, o mais destacado deles o livro "Senta a Pua!".
Piloto de combate da esquadrilha verde, tendo executado 94 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 06 NOV 44 e sua última em 01 MAI 45. Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil.
"O julgamento dos anistiados políticos"
Esta obra reúne o inteiro teor dos julgados das questões apresentadas nos requerimentos de anistia formulados perante a Comissão criada pela Lei nº 10.559, de 13 de novembro de 2002, que normatiza a anistia política ampla, porque não dizer amplíssima, pois envolve os preceitos traçados, praticamente todos abertos, cujos requerimentos foram julgados pelo colegiado da Comissão de Anistia, presidida inicialmente pelo Dr. Petrônio Calmon Filho, membro do Ministério Público do Distrito Federal e, depois pelo autor dessa obra, Dr. José Alves Paulino, membro do Ministério Público Federal.
O dispositivo constitucional assegura as promoções, na inatividade, ao cargo, emprego, posto ou graduação, sem qualquer indenização ou pagamento. E mais, não admite efeito retroativo à sua data, ou seja, antes da promulgação da Constituição.
Somente recentemente, em 2001, é que o Estado resolveu regulamentar o art. 8º do ADCT e o fez pela Medida Provisória nº 2151, que, sendo reeditada foi se aperfeiçoando, sofrendo melhorias até a Medida Provisória nº 2151-3, que em decorrência da mudança do sistema de edição de medidas provisórias, passou a ser Medida Provisória nº 65, de 2002.
Estas após discussões com os membros do Legislativo, Executivo e representantes dos anistiandos e anistiados políticos foi melhorada e aperfeiçoada, sendo convertida pela Lei nº 10559, de 13 de novembro de 2002, que criou o Regime Jurídico do Anistiado Político.
"O DIÁRIO DE GUERRA"
“Antes de entrar em combate na Campanha da Itália, resolvi escrever um diário de guerra bastante resumido, registrando no mesmo: o número de cada missão, data, objetivo a atacar, nomes dos pilotos, horas voadas e, após regressar fosse nas barracas em Tarquínia ou no Albergo Nettuno em Pisa o resumo da missão, citando os danos causados ao inimigo, bem como os erros, que eram constantes, quando o alvo era uma ponte ou cortes de estrada de ferro.
O meu diário foi escrito a partir da minha primeira missão de combate em 6 de novembro de 1944, terminando com a minha nonagésima quarta missão em 1º de Maio de 1945.
O Armistício na Itália foi assinado no dia seguinte, em 2 de maio de 1945, significando para o Teatro de Operações no Mediterrâneo o fim da 2ª Guerra Mundial. O anúncio foi dado pelo rádio: “the war is over!” Eram 10 horas da manhã. Naquele 2 de maio, data inesquecível para mim, apenas dois pilotos do Grupo voaram, Meira e Tormim, cumprindo a missão da madruga de reconhecimento metereológico no Vale do Pó. O Armistício em toda Europa foi assinado no dia 8 de maio de 1945.”
Major Brigadeiro do Ar - RUI MOREIRA LIMA
GILVAN VANDERLEI
Foi Cabo da AERONÁUTICA e pertenceu ao quadro dos RADIOTELEGRAFISTAS de Terra, tendo prestado efetivo serviço na Estação Rádio ZWRF, no Serviço Regional de Proteção ao Vôo (SRPV) do II Comando Aéreo Regional (II COMAR), tendo sido licenciado e excluído do estado efetivo da Força Aérea Brasileira (F.A.B.) como Suspeito Comunista por força “imperiosa” da Portaria nº 1.104-GM3/64, editada arbitrariamente pelo Ministro da Aeronáutica, em 12 de outubro de 1964.

16 Comentários do post " ANISTIA POLÍTICA – CABOS DA F.A.B. PÓS 1964 ATINGIDOS PELA PORTARIA 1.104GM3/64 "
Follow-up comment rss or Leave a Trackback.
Desejo para todos, que ainda dormem e logo serão iluminados deste pesadelo de tartarugas.
Que os nossos direitos de anistiando venha como relâmpago e muitas surpresas em nosso favor.
Deus é bom!
Pedro Holanda
pedroholanda52@hotmail.com
.
.
Caros colegas Fabianos:
NÃO VEJO A LUZ NO FIM DESTE TUNEL…
Mais um factóide. Cada dia eles inventam uma nova maneira de procrastinar nossa anistia: 1° vem o PL-7216, depois o PDC-2551, que passa quase 3 três meses parado na CFT… agora vem a proposta do Dep. Claudio Puty para que a comissão (CFT) faça uma audiência publica ( PLEBICITO), VEJO NISTO MAIS UM TANTÃO DE MESES SEM SOLUÇÃO, isto não passa de uma nova estratégia para procrastinar mais uma vez os direitos dos ex militares já anistiados desde 2002.
Se eles fossem sinceros conosco, aceitariam o parecer da CEANISTI no final de 2010 dando a nosso favor o direito da anistia e sendo contrário ao parecer da AGU, e do MJ com a proposta de revisão de anistia já concedida, em 2002.
É assim que penso.
de um ex CB69QIGPA
JAIR BALTAZAR PINTO
jair_professor@yahoo.com
.
.
Solicito formarmos grupos em todo território nacional, para estarmos em Brasilia.
Passeata e manifesto.
Retornar, por E-mail.
Saudações Fabianas.
João Alves Rangel Filho
acacia.2012@ig.com.br
jrtoldos@gmail.com
.
.
GOSTARIA DE SABER OS NOMES DOS 495 EX-CABOS DA AERONAUTICA PRESTES A SER ANISTIADO, OU SE JÁ FORAM.
É POSSIVEL MANDAR A RELAÇÃO? PARA O MEU E-MAIL
Jorge Nelson Florentino da Silva
jorgenelson@supercabo.com.br
.
.
Caro Jorge Nelson,
Como pedes, estou informando os Links para você acessar as Listagens dos: 495 anulados – ou em processo de anulação – e de, 152 julgados, deferidos e com as portarias não publicadas.
Frt 73.
GVLIMA
Webmaster do PORTAL
gvlima@terra.com.br
.
Ola meus amigos ex-fabianos, estou sem noticias dos acontecidos da nossa causa; alguém pode me informar?… Sou de 71 }AFA Pirassununga,
Abraços
Devanir Tavares
devatavares@hotmail.com
.
.
Sou filha de um Cabo da FAB atingido pela portaria – CABOS DA F.A.B. PÓS 1964 ATINGIDOS PELA PORTARIA 1.104GM3/64, e estou tentanto entender os acontecimentos, queria saber como anda e as providencias a serem tomadas, quem poder me dar um retorno aguardo, obrigada!
SILVANA CAVALCANTE
silvanafsc@hotmail.com
.
.
Os atuais politicos eleitos pelo povo que nos inclui e somos uma grande parcela de votos para que eles chegarem ao poder isto com certeza foi pensado e analizado por nos ex cabos da fab/nao devariamos esta contando com a sorte para esta soluçao mas usarmos todos os meios de comunicaçao para chamar a atençao do povo brasileiro para nossa causa por ex: os bombeiros do rio de janeiro foram atendidos nas suas reenvidicaçoes tiveram apoio unamime da populaçao da emprensa e outros eo sr governador teve que voltar atras em suas decisoes/ entam sugiro que nos juntos mesmo com um pouco de sacrifcio começamos nos comunicar e marcar reunioes para desenvolver estrategias tambem um fundo de finaças para materia paga nos principais jornais do pais para acabar com este autoritarismo e descumprimento da lei/porque eu afirmo que estes mesmos politicos nas proximas eleiçoes estaram implorando nossos votos de amigos e familiares para serem reeleitos e isto soma muito nas eleiçoes/entam em vez de lamentaçoes e falsas esperanças vamos nos unir e agir iniciando por contatos eletronicos ai cada um apresenta suas ideas em favor da causa vamos nos organizarmos/unir forças/marcar reunioes/agora o periodo ditatorial ja passou ficou bem mas facil vamos tornar este jogo de empura do governo um ato publico grato pela atençao/aguardo resposta email-adiriago@hotmail.com
Adir Figueira
adiriago@hotmail.com
.
.
Adir Figueira desejo acresentar ainda mais… vamos dar total apoio ao Ilmo DR. Jose Bezerra da Silva, um do advogados que mais defende nossa causa em Brasilia/confira no Youtube, nos debates com os ministros/ele e membro da ADNAM e Adnape uma junta advocaticia/com mais de vinte advogados no Rio e em Brasilia E mail:jbs@bsadvogados.com.br e teve uma brilhante ideia ja em processo bem adiantado a criaçao do PARTIDO MILITAR DO BRASIL a fim de eleger o maximo de deputados federais para por fim neste jogo de empura e assim teremos nossos representantes fieis e verdadeiros no Congresso Nacional/agora peço aos anistiados e anistiando politicos civis e militares entrem em contato com o assessor do Dr Jose Bezerra o Ilmo DR Claudio para preencher o formulario para agilizar o mais rapido possivel a fundaçao deste partido que vai solucionar definitivamente nossas anistias/enviem email e tambem telefonem para ajudarem tel: RIO 21 22628598 / BRASILIA 61 33214097 tem liberdade de falar que foi a pedido de Adir Figueira… grato a todos a vitoria é certa com a ajuda de DEUS.
Adir Figueira
adiriago@hotmail.com
.
.
Adir Figueira – despulpem alguns erros ortograficos ja e alta madrugada e tambem dia 7 de setembro INDEPENDENCIA forte abraço a todos.
Adir Figueira
adiriago@hotmail.com
.
.
Então amigos FABIANOS?
A hora é essa.
Vamos nos cotizar para enfim sentirmos pelo menos o cheirinho de vitória.
Façamos o impossível para conseguirmos nossos objetivos.
Contem comigo!
CB/FAB/66
Emerson de Souza Cabral
cristiane.marcele@hotmail.com
.
.
E aí companheiros Fabianos? Vamos à luta. Eu acho que está faltando alguma coisinha para sentirmos pelo menos o cheirinho da vitória.
Acredito que com um pouco de vontade política, chegaremos lá.
CB/FAB/66
Emerson de Souza Cabral
cristiane.marcele@hotmail.com
.
Amigos:
O Ministério da Justiça que deveria dar o primeiro exemplo NEGA aos Cabos o direito que a própria Lei 10.559 lhes proporcionou.
A nossa corte maior, o STF, já produziu "jurisprudência" nesse sentido reconhecendo a 1.104GM3/64 como direito líquido e certo.
Rubens ARAGÃO Passos
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail rubensaragaopassos@hotmail.com
.
No caso da anistia para nós Cabos da FAB considero estar todos os anistiandos vivendo, em pleno Estado Democrático de Direito, uma nova DITADURA, não concebo porque tantos anos para para ser julgado um processo de quem foi demitido ou expulso das fileiras da FAB no período do governo militar.
A "Constituição e a própria Lei 10.559" nos garante esse direito, por quê não julgar tais processos?
rubensaragaopassos@hotmail.com
.
Gostaria de ter conhecimento sobre as últimas notícias sobre a nossa causa, pois até agora é só especulação, nada de concreto.
Se alguém tiver alguma notícia, por favor, envie pois estou ávido por soluções.
Grato
.
Emerson de Souza Cabral
tiocabral@hotmail.com
.
Meu e-mail: tiocabral@hotmail.com
.
Emerson de Souza Cabral
tiocabral@hotmail.com
.
Obrigado! Você acaba de acessar uma página aberta aos internautas interessados em divulgar, neste espaço, textos opinativos como: artigos, contos, crônicas, obras literárias, resenhas e opiniões diversas sobre a nossa sociedade.
É importante esclarecê-lo que as referidas publicações são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O site de notícias www.militarpos64.com.br fica isento de qualquer punição prevista nos códigos civil, criminal, consumidor e penal do Brasil.
Escreva seu Comentário