Ex-Cabo da F.A.B. Pós 1964

Vítima da Portaria nº 1.104-GM3/64
Depoimento do Major Brigadeiro-do-Ar RUI BARBOSA MOREIRA LIMA.
História
Comandante da Base Aérea de Santa Cruz entre 14 AGO 1962 e 02 ABR 1964, quando foi então cassado pela Ditadura Militar. Autor de vários textos sobre aviação e sobre os integrantes do Grupo de Caça, o mais destacado deles o livro "Senta a Pua!".
Piloto de combate da esquadrilha verde, tendo executado 94 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 06 NOV 44 e sua última em 01 MAI 45. Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil.
"O julgamento dos anistiados políticos"
Esta obra reúne o inteiro teor dos julgados das questões apresentadas nos requerimentos de anistia formulados perante a Comissão criada pela Lei nº 10.559, de 13 de novembro de 2002, que normatiza a anistia política ampla, porque não dizer amplíssima, pois envolve os preceitos traçados, praticamente todos abertos, cujos requerimentos foram julgados pelo colegiado da Comissão de Anistia, presidida inicialmente pelo Dr. Petrônio Calmon Filho, membro do Ministério Público do Distrito Federal e, depois pelo autor dessa obra, Dr. José Alves Paulino, membro do Ministério Público Federal.
O dispositivo constitucional assegura as promoções, na inatividade, ao cargo, emprego, posto ou graduação, sem qualquer indenização ou pagamento. E mais, não admite efeito retroativo à sua data, ou seja, antes da promulgação da Constituição.
Somente recentemente, em 2001, é que o Estado resolveu regulamentar o art. 8º do ADCT e o fez pela Medida Provisória nº 2151, que, sendo reeditada foi se aperfeiçoando, sofrendo melhorias até a Medida Provisória nº 2151-3, que em decorrência da mudança do sistema de edição de medidas provisórias, passou a ser Medida Provisória nº 65, de 2002.
Estas após discussões com os membros do Legislativo, Executivo e representantes dos anistiandos e anistiados políticos foi melhorada e aperfeiçoada, sendo convertida pela Lei nº 10559, de 13 de novembro de 2002, que criou o Regime Jurídico do Anistiado Político.
"O DIÁRIO DE GUERRA"
“Antes de entrar em combate na Campanha da Itália, resolvi escrever um diário de guerra bastante resumido, registrando no mesmo: o número de cada missão, data, objetivo a atacar, nomes dos pilotos, horas voadas e, após regressar fosse nas barracas em Tarquínia ou no Albergo Nettuno em Pisa o resumo da missão, citando os danos causados ao inimigo, bem como os erros, que eram constantes, quando o alvo era uma ponte ou cortes de estrada de ferro.
O meu diário foi escrito a partir da minha primeira missão de combate em 6 de novembro de 1944, terminando com a minha nonagésima quarta missão em 1º de Maio de 1945.
O Armistício na Itália foi assinado no dia seguinte, em 2 de maio de 1945, significando para o Teatro de Operações no Mediterrâneo o fim da 2ª Guerra Mundial. O anúncio foi dado pelo rádio: “the war is over!” Eram 10 horas da manhã. Naquele 2 de maio, data inesquecível para mim, apenas dois pilotos do Grupo voaram, Meira e Tormim, cumprindo a missão da madruga de reconhecimento metereológico no Vale do Pó. O Armistício em toda Europa foi assinado no dia 8 de maio de 1945.”
Major Brigadeiro do Ar - RUI MOREIRA LIMA
GILVAN VANDERLEI
Foi Cabo da AERONÁUTICA e pertenceu ao quadro dos RADIOTELEGRAFISTAS de Terra, tendo prestado efetivo serviço na Estação Rádio ZWRF, no Serviço Regional de Proteção ao Vôo (SRPV) do II Comando Aéreo Regional (II COMAR), tendo sido licenciado e excluído do estado efetivo da Força Aérea Brasileira (F.A.B.) como Suspeito Comunista por força “imperiosa” da Portaria nº 1.104-GM3/64, editada arbitrariamente pelo Ministro da Aeronáutica, em 12 de outubro de 1964.

14 Comentários do post " REPARAÇÃO NEGADA "
Follow-up comment rss or Leave a TrackbackAssunto: Reparação negada…
Caros FABIANOS:
Está provado, a Comissão de Anistia, continua perseguindo. Só faz justiça por cara, parece um tribunal de exceção, vejam o caso dos aviadores, isso é um absurdo. Eles tem vergonha de fazer justiça. Que coisa mais feia, isso é uma seboseira que envergonha o nosso país. Vamos minha gente, Comentar! Parece que vocês estão abafados dentro de um quartel com medo do chefe. Agora pouco no nosso Portal levamos o nome de canalhas, só eu respondi, vocês ficaram todos calados. E aí! Vão ficar assim? Tão com medo de quem? Respondam-me! Esse Portal foi criado para se falar o que sentimos. Não tenham medo, Falem!… Vamos pressionar, pressionar mesmo!…
S1-PATRIOTA.
Olá nobre colega
Patriota
Estou lendo uma reputação sua e abaixo fala que você foi S1 e isso, dei entrada em um processo em 2002 por um colega por nome Jairo Cacho de Recife, onde foi dado indeferido todos eles, falalndo ele que pracinhas tambem tinha direito, até parei de acompanhar pois o meu deu tambem indeferido em 2005 salvo engano, a minha duvida e que todo pessoal da ASANE só combate os Cabos pós 64, os pracinhas não vale de nada? e ai que me diz, favor reportar alguma mensasgem pelo meu e-mail, e se ainda tenho condições de recorrer.
Abraços
Jacirio
Ao amigo Patriota
Fui tambem S1 de 69 a 74 e o meu foi dado indeferido bem rapido não passou nem na primeira Câmara.
sds
Parabenisoo nosso compalheiro S1 pariota por sua coragem para poder fortalecer as demais, mais é assim mesmo o que vemos e ouvimos ao abrir esse portal e agradeço por ele existir e mostrar todas essas patifarias dos nossos superiores la em brasilia. É hora deles começarem a agir por nossos direito já deferido por lei de anistia favoraveis a todos nos, eles brincam mais logo logo iram acordarem desse pesadelo e darem total crença para todos nos se deus quizer. Deus é bom
Assunto: Anistia…
Meu caro Jacírio:
Quero informar ao colega que, se você enganjou e foi licenciado ou excluido pela Portaria 1.104-GM3 tem direito sim. Agora quero lhe esclarecer que ASANE não combate os praças pós/64, pelo contrário, ela vem lutando por todos nós, os antes e pós/64. Fique sabendo também, que a Portaria 1.104-GM3 foi criada como um instrumento revolucionário para patrulhar todos os praças da FAB, suas idéias e o seu comportamento idiológico e etc. Neste contexto estão incluidos: O soldado, o taifeiro, o sargento e o sub-oficial. Agora o atual governo vem sabotando o nosso direito para ganhar tempo deixando essa confusão para o próximo governo.
S1-PATRIOTA.
Sou ex S1 da FAB e é uma vergonha a justiça baiana que nega a reintegração de militares concursados e hoje estão prejudicados com dois “Certificados de Reservistas” o pior é a desunião dos companheiros de todo o Brasil… só é lembrado quem protesta vamos ser mais severos; olhe o exemplo dos “sem terras” não são concursados mais lutam pelo o que é seu e são atendidos; acho que a luta só é válida como a sangue se não a gente vai perder a guerra contra a União.
Olá prezado colega Patriota.
Foi um prazer depois de tanto tempo que não entrava portal dos Cabos, sentí felicidades em ver você reforçar a turma de praças e taifeiros, não e que em outubro que passou em visita ao site da comissão meu processo foi recorrido não sei por quem e vai em andamento bom, creio que e a turma da ASANE que esta em movimento, espero que sim, me adiciona no msn para batermos um papo, gomesassuncao@hotmail.com
Estamos passando, mais uma vez por uma época eleitoreira.
Muitos prometerão e prometerão e prometerão, buscarão em cada um o que nos é de mais precioso: NOSSO VOTO!
Aquele que está guardado naquele papelzinho chamado TITULO DE ELEITOR!
Papelzinho este que – muitas vezes – perdidos entre outros pertences, misturados e perdidos na bolsa e […]
.
Boa noite! gostaria de saber sobre os S1 da FAB que foram promovido a Cabo e alijados das fileiras, e que ficaram tão revoltados que não procuraram a justiça se eles ainda podem fazê-la.
Ainda existe condição para isto e se vocês poderem voltar ao passado vocês verão que estes que recebem os documentos a maioria foi perseguido pelos militares e penso que eles nunca irão votar a favor dos anistiados.
Enildo Gomes Tindô
enildogomes@bol.com.br
.
.
Bom dia! mais um ano que está acabando e nada de resolução sobre o caso dos anistiados e tão pouco sobre os ex-Cabos que foram alijados das forças armadas sem nenhuma justificativa.
Vamos brincar de trabalhar Dilma e seus comandados. Até quando a população vai ter que engolir estas sacanagens aí no congresso, a população precisa ter uma resposta dessas falcatruas que estão acontecendo aí em Brasília. Fora PT!!!!!!
Enildo Gomes
enildogomes@bol.com
.
.
Bom dia!
Mais um ano que está acabando e nada de resolução sobre o caso dos anistiados e tão pouco sobre os ex-Cabos que foram alijados das forças armadas sem nenhuma justificativa. Vamos brincar de trabalhar Dilma e seus comandados.
Enildo Gomes
enildogomes@bol.com
.
.
Boa noite!
Até que em fim o brasileiro acordou e todos os dias ao ligar a tv lá está o povo na rua tentando recuperar o tempo perdido e os nossos governantes escondidos atrás das cortinas encurralados sem condições de justificar os erros que cometeram no passado e que agora ficam tentando mais uma vez ludibriar as pessoas com conversas bonitas.
Vamos agir gente todos os que foram alijados das forças armadas sem direito a nada.
Reingresso JÁ!!!!!!
Enildo Gomes Tindô
enildogomes@bol.com.br
.
.
Boa tarde!
Mais uma vez estou aqui marcando presença e estou vendo que os amigos da FAB não estão mais fazendo comentários sobre as causas que até hoje vivem por aí jogadas no ostracísmo.
Vamos lutar por nossos direitos e que na próxima eleição (2014) para presidente da REPÙLBLICA nós possamos ter a oportunidade de colocar uma pessoa de FIBRA no poder para que nós possamos ter uma certeza de que nós iremos ter uma grande mudança no nosso país e de vez alijarmos estes partidos que vivem ludibriando a todos nós.
MARINA URGENTE.
Enildo Gomes
enildogomes@bol.com
.
.
O nosso BRASIL varonil está passando por muitos problemas em que ao ligar os meios de transmissões seja por meio da TV ou rádio nós vemos sempre grupos procurando seus direitos e o governo sem a menor condição de resolvê-los e nós que vivemos trabalhando somos surrupiados por meios de grandes impostos que fazem com que os nossos políticos inoperantes fiquem inertes a tal situação e pensando somente no bem dele e de suas famílias.
Então vos digo que todos aqueles que foram jogados para fora antes ou pós esta portaria que só veio para atrapalhar a vida de todos que estão enquadrados que alguém possa fazer algo para que nós possamos ter um final feliz.
REINGRESSO !!!!!!!!!!!!!!
Enildo Gomes
enildogomes@bol.com
.
Obrigado! Você acaba de acessar uma página aberta aos internautas interessados em divulgar, neste espaço, textos opinativos como: artigos, contos, crônicas, obras literárias, resenhas e opiniões diversas sobre a nossa sociedade.
É importante esclarecê-lo que as referidas publicações são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O site de notícias www.militarpos64.com.br fica isento de qualquer punição prevista nos códigos civil, criminal, consumidor e penal do Brasil.
Escreva seu Comentário