ACERTOU EM CHEIO O DR. MAURÍCIO GENTIL …
.
.
.
O Dr. Maurício Gentil Monteiro “deu na canela” deLLes. Pois, onde a lei não discrimina (não distingue, não exclui, não “adjetiva”, não separa) não cabe ao executor da LEI fazer qualquer tipo de exclusão: NENHUMA LEI EXIGE O “STATUS” DE CABO (ou outro status qualquer) PARA A DECLARAÇÃO DA ANISTIA.
Pelo contrário, a lei diz: TODOS OS ATINGIDOS !
Por outra feita:
Saber, “saber messsmo”, as vítimas da 1.104GM3/64 NÃO SABIAM. Mas, como não é dado o direito de se dizer que se “DESCONHECE A LEI”… — admitamos, somente por “amor ao debate”, que conhecíamos a LEI.
ESTA INTERPRETAÇÃO SÓ PODE SER RESTRITA, e, nunca ampliativa … (sobre os termos: “lei” e “portaria”.)
Daí, é forçoso concluir que:
CONHECÍAMOS A LEI, PORÉM, NÃO A PORTARIA.
“Forçando a barra” mais um pouquinho, admitamos, somente por “amor ao debate”, que conhecíamos a PORTARIA TAMBÉM. Pronto, está do jeito que eLLes defendem !
A “INTELIGÊNCIA JURÍDICA”, a EXEGESE, a DOUTRINA, naturalmente perguntariam:
1) e daí ?
… conhecia-se também o fato de que ela (a Portaria) já estava REVOGADA… (e mais de uma vez)
2) e daí ?
… conhecia-se o ATO DE EXCEÇÃO DE MOTIVAÇÃO EXCLUSIVAMENTE POLÍTICA denominado: “Portaria 1.104/GM3-64“, da mesma forma que se CONHECIA OS OUTROS ATOS DE EXCEÇÃO com as denominações mais diversas, inclusive o “AI-5“…
3) e daí ?
… não só os PRAÇAS da FAB, mas todo o povo em geral conhecia os ATOS DE EXCEÇÃO; eles eram bem divulgados (a 1.104GM3/64 não). Em “todo o povo” estão incluídos também os:
– SINDICALISTAS;
– POLÍTICOS;
– JORNALISTAS;
– LÍDERES SINDICAIS;
– COMPOSITORES;
– ETC…, ETC…
O QUE AS PESSOAS “não sabiam” (não conheciam) É QUE “seriam atingidos” POR UM ATO DE EXCEÇÃO DAQUELES, QUALQUER UM DELES…, afinal, os atos eram “temporários”, tinham por “PROPOSTA” salvaguardar a democracia e afastar o comunismo.
E é aí que reside a GRANDE INTERROGAÇÃO!
Alguma LEI de anistia, exclui (ou excluiu) da sua proteção alguém que conhecesse o ATO DE EXCEÇÃO ?
A RESPOSTA É “NÃO”, “NÃO”, não…, não !
A “exegese” prossegue INTERROGANDO:
Porque os outros, COMO OS SINDICALISTAS, PARLAMENTARES, ETC., que também conheciam os Atos de Exceção, não estão sendo excluídos, como excluem os praças da FAB, vítimas da 1.104GM3/64 ???
>>>> A LEI NÃO FALA EM “CONHECER” E SIM, FALA EM “SER ATINGIDO” <<<<; >>”quantum satis”<<; eu dizia, SÓ O FATO DE CONHECER, SERIA MOTIVO DE EXCLUSÃO DO “PERDÃO CONSTITUCIONAL”, ou seja, EXCLUSÃO DA ANISTIA… –
A “aplicação” da norma, que a CONSTITUINTE DE 1988 DEU COMO DEVENDO SER PERDOADO O LESADO, seria bem aplicada, pelos simples fato dela já ser do conhecimento do “atingido”…
É MOLE ? ou querem mais ???
ACERTOU EM CHEIO O DR. MAURÍCIO GENTIL, NA ADPF 158.
CABERIAM ALI, MAIS COISAS…
É como vê PEDRO GOMES.
RIO DE JANEIRO
.
.
.
postado por Gilvan Vanderlei
e-mail gvlima@terra.com.br
3 Comentários do post " ACERTOU EM CHEIO O DR. MAURÍCIO GENTIL… "
Follow-up comment rss or Leave a TrackbackSenhores, o que estão esperando, o que estar faltando, será que vai ser preciso entrar na justiça para julgar a própria justica. Deixo o meu abraço desejando ao nobre amigo Gilvan e demais colaboradores deste portal, um grande natal e que o ano novo realmente seja de realizações, pois o sonho a ser realizado continua.
As vezes, na alegre euforia de comemoração das boas cousas que ocorrem em nossas vidas, não lembramos, de pessoas ou pessoa, que humildemente, sem alarde, contribuiram ou contribuiu para nossa justa alegria.
Faço aqui, à JUSTA lembrança do nome do amigo e companheiro OCÉLIO GOMES FERREIRA, que municiou o Conselho da OAB, com documentos autênticos, para a elaboração da ADPF 158.
Sem esquecer do nosso PALADINO, Brigadeiro Rui Moreira Lima.
Todos nós, estamos alegres e de parabéns! Feliz 2009!!!
Caro Pimentel, voce foi muito feliz na sua colocação, conheci o Ocelio nesta luta que estamos travando a muito tempo, um verdadeiro amigo, que sem alarde e com humildade, fez e faz um trabalho extraordinario em prol da nossa causa,merece o nosso respeito, juntamente com nosso eterno Comandante Brigadeiro Rui Moreira Lima, que Deus de saude e paz a eles, neste Natal e ano novo que se aproxima.
Grande abraço a todos, nossa luta continua.
J.Antonio
Obrigado! Você acaba de acessar uma página aberta aos internautas interessados em divulgar, neste espaço, textos opinativos como: artigos, contos, crônicas, obras literárias, resenhas e opiniões diversas sobre a nossa sociedade.
É importante esclarecê-lo que as referidas publicações são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O site de notícias www.militarpos64.com.br fica isento de qualquer punição prevista nos códigos civil, criminal, consumidor e penal do Brasil.
Escreva seu Comentário