Folha: Aeronáutica monitorou políticos após ditadura
Por: Folha de S. Paulo
RUBENS VALENTE/JOÃO CARLOS MAGALHÃES DE BRASÍLIA
Cerca de 1.300 relatórios foram produzidos nos governos Sarney, Collor e Itamar.
Documentos inéditos da Aeronáutica poderão ser consultados a partir de hoje no Arquivo Nacional, em Brasília.
Documentos que serão liberados a partir de hoje pelo Arquivo Nacional revelam que a Aeronáutica monitorou políticos, partidos e organizações de esquerda mesmo após o fim da ditadura militar, nos governos civis de José Sarney (1985-1990), Fernando Collor (1990-1992) e Itamar Franco (1992-1994).
(Leia também “Militares espionaram esquerda na década de 90“)*
Cerca de 50 mil documentos (150 mil páginas) foram entregues em 2010 por ordem do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito. É a primeira vez, desde o fim da ditadura, que um serviço de inteligência das Forças Armadas entrega documentos ao Arquivo, vinculado ao Ministério da Justiça.
Ontem, o Arquivo disponibilizou uma listagem com os títulos de 35 mil documentos. As íntegras serão divulgadas a partir de hoje.
Outros 15 mil papéis, segundo o Arquivo, conteriam informações relacionadas à intimidade, vida privada, honra e imagem dos investigados e, por isso, só poderão ser consultados pelos próprios ou pelos parentes.
As investigações da Aeronáutica eram produzidas pelo CISA (Centro de Informações e Segurança), que mantinha escritórios nos sete comandos aéreos do país. Cerca de 1.190 documentos foram produzidos durante o governo Sarney, 111 no governo Collor e 23 sob Itamar, todos hoje senadores.
O restante dos documentos foi produzido durante a ditadura (1964-1985).
A lista revela que, na gestão Collor, os militares manifestavam interesse sobre o PT – em especial uma de suas tendências mais à esquerda, a Convergência Socialista -, o PPS, o PCB e as relações entre brasileiros e ONGs com o governo de Cuba.
O CISA fez relatório sobre as eleições do sindicato dos metalúrgicos de Osasco (SP) e a 1ª Romaria do Trabalhador, realizada em 1991. A situação da esquerda no Chile e na Bolívia também foram objeto de relatórios.
SEM-TERRA
Movimentos de trabalhadores sem-terra foram objeto de atenção nos três governos. A CPT (Comissão Pastoral da Terra), jornalistas estrangeiros e organizações sindicais de diversos setores também foram acompanhados na gestão de Sarney.
A história da liberação dos papéis da Aeronáutica começou em março de 2008, quando a OAB pediu providências da Procuradoria-Geral de Justiça Militar para que fosse averiguada a eventual destruição de documentos históricos, incluindo os relacionados à guerrilha do Araguaia, ocorrida nos anos 70.
A procuradora-geral de Justiça Militar, Cláudia Márcia Luz, solicitou informações aos comandos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Apenas a Aeronáutica entregou documentos.
Segundo a assessoria do MPM (Ministério Público Militar), a Marinha e o Exército responderam em 2008 ter seguido a legislação que tratava da destruição de documentos, mas não esclareceram se possuíam arquivos semelhantes aos da FAB.
3 Comentários do post " AERONÁUTICA – das três FFAA foi a mais autoritária e arbitrária, durante e depois, do governo ditatorial militar (1964 a 1985) "
Follow-up comment rss or Leave a Trackback.
MESMO COM À ALEGAÇÃO DE A LEGISLAÇÃO DA DESTRUIÇÃO DE DOCUMENTOS; SÓ A AERONÁUTICA DISPONIBILIZOU ESSES RELATÓRIOS…?
SERÁ QUE NÃO ESTÁ HAVENDO, UMA TROCA DE BOA VONTADE ENTRE ÓRGÃOS?
LOGO QUEM!… GERA ESTRANHEZA!…
.
CAIXA PRETA DA DITADURA: a materia acima é o quadro real dos desmandos, a FAB não respeitou e nem respeita a democracia, produziu documentos contrário a democracia, espionando trabalhadores, servidores públicos, estudantes, pondo em risco a segurança jurídica do Pais, no governo passado e neste, a FAB vem com artimanhas/manobras/artifícios se insurgindo contra a constituição republicana, produzindo meios nebulosos para desqualificar anistiados/anistiandos vitimas da Portaria 1104/GM3/64 (soldado, cabo e sargento), aliou-se aqueles que quanto pior melhor colocando o ALVO nas costas de idosos/doentes afim de parar a Anistia. Em 2004 foi publicado pela mídia local e nacional, incêndio “criminoso” de documentos na Base Aérea de Salvador destruindo documentos (provas)produzidos pelos órgãos repressores contrario a democracia, ate a data presente não se tem noticia de uma apuração digna responsabilizando os autores, esses documentos certamente estão fazendo falta aos destinos daqueles que foram indicados/apontados como inimigo da Pátria ou seja COMUNISTAS,esta Corporação insiste e põe entraves em desobedecer a Constituição do Pais, na Comissão de Anistia/MJ, esta posto um representante da Corporação espiando/indicando e produzindo informações contrária aos interesses das vítimas da Portaria 1104/GM3/64; a portaria multicitada ao substituir a 570 em pleno regime autoritário/sanguinário veio recheada de vicios, parou a ascensão das praças de continuar na Corporação e por presunção de serem nocivos/inimigos aplicou aleatoriamente a portaria taxando as praças PÓS/64 excluindos/licenciados de serem COMUNISTAS, agora é valido que diga que a Lei do Serviço Militar estava ai para ser aplicada, eles (OFICIAIS COMANDANTES)optaram pela presunção da dúvida. SBT esta de parabéns esta dando ao povo brasileiro informações de como os militares agiam, de pau de arara, choque elétrico ate afogamento,na novela AMOR e REVOLUÇÃO é o quadro real dos tempos da DITADURA MILITAR morte, sumiço, espancamento e não se ouve uma voz do GOVERNO que encampe e mande que esta Corporação faça apenas o seu papel constitucional que é defender o Pais contra invasão inimiga. no tempo da DITADURA MILITAR segundo o “filme ZUZU ANGEL”, esta Corporação “seqüestrou” seu filho e deu sumiço no corpo, esta senhora percorreu todos orgãos a busca de informações e numa cadeia tomou conhecimento da morte do filho,em visita ao BRASIL o Embaxador Norte Americano Henri Kenssinger foi procurado por esta estilista que fez a denuncia mesmo assim não teve exito , vindo a falecer em condições extranhas de acidente automobilistico. As vítimas ( soldado, cabo e sargento)da Portaria 1104/GM3/64 pede que não seja destruídas suas vidas e parem de perseguição/humilhação. att. presciano reis, jorge raimundo, gilson madureira e outros
Osvaldo Oliveira
o.riole@hotmail.com
.
.
Estes depoimentos sao muito importantes nos nao devemos baixar a cabeça.
Julio Machado dos Santos
dingling53@hotmail.com
.
Obrigado! Você acaba de acessar uma página aberta aos internautas interessados em divulgar, neste espaço, textos opinativos como: artigos, contos, crônicas, obras literárias, resenhas e opiniões diversas sobre a nossa sociedade.
É importante esclarecê-lo que as referidas publicações são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O site de notícias www.militarpos64.com.br fica isento de qualquer punição prevista nos códigos civil, criminal, consumidor e penal do Brasil.
Escreva seu Comentário