Cármen Lúcia pede para ser chamada de 'presidente' em vez de 'presidenta'
Ministra sucederá Lewandowski na presidência do STF a partir de setembro. 'Sou amante da língua portuguesa', disse, rindo, na sessão desta quarta(10/08).
A ministra Cármen Lúcia afirmou nesta quarta-feira (10), durante sessão do Supremo Tribunal Federal, que prefere ser chamada de “presidente” do STF em vez de “presidenta”, como fazia questão a presidente da República afastada Dilma Rousseff.
Cármen Lúcia sucederá Ricardo Lewandowski na presidência do tribunal a partir de setembro.
Em meio a um julgamento nesta quarta, Lewandowski passou a palavra à colega e perguntou: “Concedo a palavra à ministra Cármen Lúcia, nossa presidenta eleita… ou presidente?”
“Eu fui estudante e eu sou amante da língua portuguesa. Acho que o cargo é de presidente, não é não?”, disse, rindo.
"É bom esclarecer desde logo, não é?", brincou Lewandowski.
De acordo com o professor Sérgio Nogueira, autor do blog Dicas de Português no G1, as duas formas – "presidente e "presidenta" – são corretas.
Dilma
O termo presidenta foi inaugurado no vocabulário político brasileiro por Dilma, quando ela foi eleita para o primeiro mandato, em 2010.
Na ocasião, ela passou a orientar funcionários e assessores para que a chamassem de presidenta. Ao fazer discursos, se referia a si mesma como "presidenta" e também ao mencionar presidentes mulheres de outros países ou instituições.
Desde então, os veículos de comunicação oficiais do governo, como a TV NBR, também passaram a chamá-la de "presidenta".
Documentos oficiais também vinham com essa grafia, e os servidores do governo também se referiam a ela como "presidenta". O termo, costumava dizer a petista, dava ênfase à condição feminina da ocupante do cargo.
Eleição
Nesta quarta, os ministros do STF elegeram Cármen Lúcia para o presidência da Corte pelos próximos dois anos.
Ela deverá tomar posse no próximo dia 12 de setembro, quando Lewandowski deixa o cargo. Na mesma sessão, foi eleito como vice o ministro Dias Toffoli.
Atual vice no STF, Cármen Lúcia será a segunda mulher a comandar a mais alta instância do Judiciário e também o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão de controle dos tribunais. A primeira mulher presidente foi Ellen Gracie, que ocupou o cargo entre 2006 e 2008.
A eleição nesta quarta formaliza costume da Corte de repassar a presidência, de dois em dois anos, ao ministro mais antigo, num sistema de rodízio. Cármen Lúcia foi eleita com 10 votos favoráveis e um contrário. Também é comum que o ministro que assumirá o a presidência vote em seu vice.
Após a proclamação do resultado, a ministra agradeceu aos colegas.
“Como fiz dez anos atrás, como fazemos todos, continuo e reitero meu juramento de cumprir a Constituição, torná-la aplicável e bem servir, me dedicar integralmente, nos termos da Constituição e das leis da República, a que o jurisdicionado brasileiro possa ter o melhor do que eu puder fazer no desempenho com a ajuda, claro, de todos os ministros”, afirmou.
Postado por Gilvan VANDERLEI
Ex-Cabo da FAB – Atingido pela Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br
4 Comentários do post " Ministra Cármen Lúcia é eleita presidente do STF "
Follow-up comment rss or Leave a TrackbackViu só, PRESIDENTE DO STF e não PRESIDENTA…
OJSilvaFilho.
Ex-Cabo da FAB – Atingido pela Portaria 1.104GM3/64
Email: ojsilvafilho@hotmail.com
É professor Pardal, viu como é fácil ser humilde?.
Fácil, fácil!…
Pícolo do Rio de Janeiro.
Lenen Pícolo de Lima
Ex-Cabo da FAB atingido pela Portaria 1.104GM3/64
E-mail lenenplima@hotmail.com
.
…………
Pasquale Cipro Neto Sérgio Nogueira
E como disse também o professor Pasquale Cipro Neto as duas formas estão corretas. E bem mais explicado pelo professor Sérgio Nogueira citando inúmeros exemplos onde entra e não entra a desinência “a”. Adiante explicou que aqui isso vai mais de uma questão de preferência ou padronização. Talvez a ANTA daqui tenha copiado da ANTA argentina ou vice-versa, eis que a de lá gostava de ser chamada de La Presidenta. O Sérgio Nogueira disse ainda que aqui em Pindorama em muitos casos o emprego da desinência “a” passou a ter uma carga pejorativa, tipo chefa e parenta. Acho que caiu bem essa de “carga pejorativa” que bem caiu na nossa presiDANTA. O professor Pasquale Cipro Neto lembrou também que a expressão “presidenta” existe a mais de um século. Acho que agora que ela está de saída temos a chance de ficar mais de um século sem ouvir essa besteira de vermelhinhos, dos baba ovo de plantão e dos imbecis que endossam a expressão, para ser diferente.
Quanto ao professor Pardal, é um amigo das pessoas e tem bons sentimentos com todo mundo embora ocasionalmente provoque reações irritadas provocadas pelo seu zelo em manter a preferência e padronização, nesse caso, da língua corrente. O professor Pardal inventor e trapalhão nunca adotaria essa baboseira.
Tchau querida…
FUI !!!
E vamos em frente…
Abcs/SF (77)
OJSilvaFilho.
Ex-Cabo da FAB – Atingido pela Portaria 1.104GM3/64
Email: ojsilvafilho@hotmail.com
PEÇO AJUDA PARA IDENTIFICAR ESTE QUADRO DO MEU ACERVO…
Quem conhece essa pintura?!… Qual o nome dela?!… Qual o nome do pintor original?!…
Frt 73
Vanderlei
Gilvan VANDERLEI
Ex-Cabo da FAB – Atingido pela Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br
Obrigado! Você acaba de acessar uma página aberta aos internautas interessados em divulgar, neste espaço, textos opinativos como: artigos, contos, crônicas, obras literárias, resenhas e opiniões diversas sobre a nossa sociedade.
É importante esclarecê-lo que as referidas publicações são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O site de notícias www.militarpos64.com.br fica isento de qualquer punição prevista nos códigos civil, criminal, consumidor e penal do Brasil.
Escreva seu Comentário