Agência Brasil informa: |
Brasília, 22 de setembro de 2010. O Ministério da Justiça pediu ao Tribunal de Contas da União que reconsidere sua decisão de revisar mais de 9 mil reparações econômicas concedidas a vítimas da ditadura militar. Esclarece que as reparações, ainda que pagas mensalmente e de forma contínua, “têm natureza jurídica indenizatória, e não de pensão”. Incorreu, portanto, em grave equívoco o procurador Marinus Eduardo Marsico, cujo objetivo assumido é forçar a redução dos valores concedidos a Maria Lamarca (viúva de Carlos Lamarca, executado por militares quando estava rendido e indefeso, sob a guarda do Estado brasileiro) e aos jornalistas Jaguar e Ziraldo. Ele passou batido pelo fato de que as reparações estão fora da alçada do TCU, ao qual, segundo a Constituição, cabe apenas fiscalizar aposentadorias e pensões de servidores públicos e familiares. Ignorou, inclusive, decisão anterior do próprio Tribunal de Contas, que, em processo de anistiados da Força Aérea Brasileira (TC 026.848/2006-1), reconheceu: “não se extrai do texto constitucional qualquer possibilidade de o TCU adentrar terreno da discricionariedade política dos atos de governo”. O documento enfatiza que a indenização aos anistiados não tem “natureza previdenciária”, não é um direito decorrente do recolhimento de trabalho e contribuição à Previdência Social, mas um direito devido a uma lesão provocada pelo Estado. Daí decorre que “o ato de concessão da declaração da anistia, bem como da prestação permanente e continuada, não se submete a registro perante a Corte de Contas”. Segundo o MJ, além de inconstitucional, a decisão do TCU é “inoportuna” e “injustificável”, agravando a não reconciliação do Estado com as pessoas perseguidas pelo regime militar: “Com a ausência de arquivos disponíveis para a sociedade, com a negativa do direito à proteção judicial das vítimas em relação aos seus torturadores, com a incapacidade do Estado em localizar os restos mortais dos desaparecidos políticos, o processo reparatório resta como baluarte da transição rumo à reconciliação”. ———-00000———— Postado por Gilvan Vanderlei
|
10 Comentários do post " MJ x TCU "
Follow-up comment rss or Leave a TrackbackPo meu.???!!! Até que o Ministro da Justiça deu um bom puchão de orelha no TCU, pondo-o no seu lugar de só fazer contas, ou seja mexer com números, verificar se esta certo ou não os pagamentos de indenização, e não entrar no mérito Jurídico.Será que agora vaiiiiiii.?
ôôô… Baltazar, e todos mais:
Pelo “andar da carruagem”, deses oito anos (oito longos e dolorosos anos) que passaram, esse nó não deve desatar ainda não. – Como de costume, eLLes deverão inventar um outro factóide ainda antes do final do ano. É que, neste ano, eLLes tiveram pouca imaginação, e, inventaram poucos factóides.
MAS NÃO DEVEMOS ESMORECER !!! nãããooo…
ELLES CONTINUAM EMPURRANDO COM A BARRIGA…
ELLES CONTAM COM A NOSSA MORTE.
E CONTAM TAMBÉM COM A DESISTÊNCIA DOS NOSSOS ENTES QUERIDOS, EM DAR PROSSEGUIMENTO AOS NOSSOS DESEJOS DE OBTER A NISTIA.
Devemos pensar, cada vez mais, numa nova forma de contra-atacar. Tudo em defesa dos nossos direito !
Devemos encarar os factóides como desafios.
Avante, pessoal !
===============================================
É como vê PEDRO GOMES.
===============================================
Forte abraço a todos.
Masss,,, quando voltará a funcionar o FOTOLOG da ASANE. Eu já estava, até, viciado nele. Era como que uma cachacinha… rsssssss…
buáááááá…..
Com a palavra o Sr. Vanderlei.
Rio de Janeiro, 24 de setembro 2010
Referente Anistia Politica
Meus amigos Anistiados e Anistiando, é um absurdo que Justiça não dar a anistia aqui no Rio de janeiro, entrei na justiça em 1ª instância e foi negada e em etrei em 2ª instânncia entrei com recurso e foi negado, mesmo no caso pessoal de recife s1 anistiado, criando uma jurispundência, nesse caso só resta o STF.
Atenção a todos divulgar essa noticia que é um absurdo.
um abraço a todos sargentos, cabos e soldados e taifeiros.
Luiz José Medeiros
E-mail: luizmedeiros2006@ig.com.br
Temos que rezar para que a Dilma não entre neste govêrno, porque se for eleita estamos perdidos, teremos que esperar mais quatro anos, abraços Gomes.
ôôô… Vanderlei:
E o FOTOLOG ? quando voltará a funcionar ?
Precisamos elaborar novas providências em prol de tirar a C.A. dessa inércia lesiva, que tanto nos atormenta.
Forte abraço. – Pedro Gomes.
Caros amigos Fabianos, a eleições estão aí, vamos votar consciente, só com um governo mais justo conseguiremos a nossa vitória, vamos escolher candidatos sérios, esse governo que esta aí será a continuidade do erro e da injustiça, meu voto é para José Serra, que no meu ver é mais competente e justo, Marina é fraca, não tem pulso firme, Esse Plinio tadinho,
fora da realidade!, Dilma essa é Lula roxo, que não fez absolutamente nada em oito anos pela nossa causa, despeitou os idosos covardemente, Dilma Apagão vai ser pior ainda, vamos mudar esse cenário com o voto conciente.
Estamos de olho na ADPF 158!
Milton Alexandre do Rosário.- vitima da portaria 1.104/GM3-64
O Ministério da Justiça pediu ao Tribunal de Contas da União que reconsidere sua decisão de revisar mais de 9 mil reparações econômicas concedidas a vítimas da ditadura militar.
Esclarece que as reparações, ainda que pagas mensalmente e de forma contínua, “têm natureza jurídica indenizatória, e não de pensão”.
PRIORIDADE X DIGNIDADE
Cadê a prioridade de Processo na Justiça Federal, o texto da Lei nº 9.784/99, está explícito com fundamento, anistia política vem desde 2002 (Portaria 1.104GM3/64), o STF julgue ADPF 158/08, Processo esse que tem pessoa idosa e deficiência, necessita de justiça!…
Art. 4º A Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 69-A:
Art. 69-A. Terão prioridade na tramitação, em qualquer órgão ou instância, os procedimentos administrativos em que figure como parte ou interessado:
I – pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos;
II – pessoa portadora de deficiência, física ou mental;
ROMUALDO – CB Q MR BO
vice-pres. da ASPARN – Natal/RN
“Infelizmente, esta é a lei que temos que cumprir”
Presidente da Comissão de Anistia critica legislação que permite indenizações milionárias a vítimas da ditadura.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
Comento o seguinte: Nas entrelinhas é que se percebe o quanto são covardes os homens que estão “resolvendo” (?)… nossos problemas de Anistia. Quando a Autoridade diz o que o Presidente da Comissão disse, é porque ele também não concorda com as indenizações.
“Eles” estão na mesma condição de pensamento do TCU…não se enganem!
Comentei noutra página elogiando o Presidente da Comissão de Anistia., mas, me arrependo porque ele é da mesma sacola que o Lula/TCU/Supremo etc…estão… Enfim….teremos que mostrar pra essa turma quem somos nós…ou então, não conseguiremos nada, QUE, DIGA-SE DE PASSAGEM, É NOSSO DIREITO VISTO PELO ÂNGULO DO CONGRESSO NACIONAL E PELA CONSTITUINTE DE 1988, E PELA LEI 10559/02…E FIM!
É a hora certinha de irmos bater tambor contra esse governo lá em BRASILIA PRA TODO BRASIL VER PELA TV.
ASANE, fora do ar governo se sente a vontade, sugiro o retorno se é que pode ser possivel.att. osvaldo oliveira
Obrigado! Você acaba de acessar uma página aberta aos internautas interessados em divulgar, neste espaço, textos opinativos como: artigos, contos, crônicas, obras literárias, resenhas e opiniões diversas sobre a nossa sociedade.
É importante esclarecê-lo que as referidas publicações são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O site de notícias www.militarpos64.com.br fica isento de qualquer punição prevista nos códigos civil, criminal, consumidor e penal do Brasil.
Escreva seu Comentário