Olá pessoal,
Como não vi nenhuma informação a respeito, quero repassar uma reportagem da revista VEJA, (edição 2174) de 21 de julho de 2010, que na seção holofote, pag. 56, traz uma foto do brigadeiro Junity Saito, e o texto sob o título “O MOTIM DOS 12000“, na qual diz:
O MOTIM DOS 12.000
“A Força Aérea está sob ataque – nos tribunais. Seus inimigos são 12ooo soldados especialistas demitidos a partir de 2001. Esse contingente era formado por mecânicos, auxiliares de enfermagem, cozinheiros e bombeiros, aprovados em concurso público como soldados e dispensados depois de 6 anos de serviço. Boa parte deles recorreu a justiça trabalhista para voltar ao antigo posto. O comandante da arma, Junity Saito, tenta impedi-los, mas a Aeronáutica já foi derrotada em 27 ações”.
Penso que esse seja o um dos, ou o principal motivo, que levou o brigadeiro a editar aquela “nova portaria” (igual a famigerada 1.104GM3) de 12 de julho e publicada em 13 de julho no DOU, limitando novamente o tempo de permanência na Força Aérea.
Quando dói neles, eles trabalham rápido.
E essa nova portaria, pessoal, está com jeito de durar mais tempo que a primeira. Soa como represália de novo, no intuito de escapar das demandas posteriores.
Abraço
Por CB 66 QSH PEREIRA
E-mail pereira13j@terra.com.br
……………………………………………………………………………………………………………………
REPASSANDO e comentando…
É, parece que a FAB gosta de uma confusão, gosta de se envolver com o Judiciário…
Em 1961 a Lei para promover os Taifeiros, ela não cumpriu, tiveram que fazer outra Lei e o benefício foi concedido recentemente.
Em 1964 veio a indecência com a portaria 1.104GM3, e o babado ainda está rolando, no MJ e nos Tribunais.
Tem aí um outro babado de promoção envolvendo o Corpo Feminino…
Recentemente essa “nova 1.104” voltando a limitar o tempo em 8 anos para os Cabos.
Estão sempre na contra-mão da Lei e depois ficam pressionando outros poderes da União.
Valeu, Pereira, essa ía passando em branco.
BJCorrea
E-mail bjcorrea@gmail.com
.
16 Comentários do post " Força Aérea sob ataque "
Follow-up comment rss or Leave a TrackbackAssunto: A FAB e o Regime Militar.
Caros FABIANOS:
A FAB nos dias atuais, ainda vive os tempos da “Linha Dura”, continua segregando, soldados e cabos. Parece-me, que essas praças ainda oferece grande perigo a nossa democracia. Eu pelo menos não vejo perigo nisso; e nem tão pouco razão para FAB viver tão temerária com essas praças. Cabos e soldados não fazem política, são subalternos e cumprem ordens. Parece-me que os brigadeiros e coroneis entram pânico quando se fala em cabos e soldados. Para isso publicaram mais uma portaria de nº 467-CG3 de 12 de julho de 2010, limitando o tempo dos soldados e cabos na Força Aérea Brasileira. Meu Deus! Que vergonha! Portaria essa, para remimorar aos tempos idos do Regime Militar. Parece-me que o Comando da Aeronáutica não tem o que fazer, perdendo tempo com esse tipo de expediente, perseguir cabos e soldados mais uma vez.
S1-PATRIOTA, vítima da portaria 1.104-GM3.
São essas autoridades que pensam ainda que o tempo esta parado, não procuram modernizar so procuram perseguir os mais baixos, porque sera que e medo? tudo que fizemos foi cumprir ordem deles mesmo, agora quer nos massacrar. o tempo da ditadura hoje ainda e mais forte do que antes.
.
É meus amigos, viajei para o passado. Parece-me que as minhas deduções sé confirmam, o Brasil é o Pais em que a história está sempre se repetindo, com variações, deste o evento da colonização.
Jorge Batista Peçanha
Eu tenho uma pergunta. Como a Força Aerea Brasileira pode cobrar taxa de inscriçao e faz provas a nivel nacional (ou seja concurso publico) para dizer depois que estavamos servindo novamente o alistamento? Agora o serviço militar inicial tem que pagar taxa de inscriçao, provas a nivel nacional para vagas disitintas e limitadas? A Força Aerea Brasileira mudou o nome para concurso publico inicial???
São Aprox 12.000 pais de familia em todo o Brasil que foram indevidamente desligados de suas atividades por atos indevidos do Comando da Aeronautica. Pesso por todos estes que por favor pelo menos veja os PDL´s sobre o assunto que sao 2131/2009 do Dep Fed Marcelo Itagiba e 399/2010 do Sr Sen Flexa Ribeiro pois muintos em todos os estados (RJ, SP, MG, GO, MS, AM e ETC…) estao desempregados e no passado empenharam dinheiro em estudos e deixaram outros empregos para seguir um sonho.
Veja abaixo todas as especialidade dos soldados que foram dispençados e o desperdicio de dinheiro publico:
BCO – Básico em Comunicações (transmitindo e recebendo mensagens …)
BET – Básico em Eletrônica (disponibilizando equipamentos eletrônicos …)
BMA – Básico em Mecânica de Aeronaves (supervisionando desempenho de aeronaves …)
BMB – Básico em Material Bélico (disponibilizando itens bélicos em vôo e em terra …)
BSP – Básico em Suprimento (controlando e provendo o suprimento …)
SAD – Serviços de Administração (gerenciando tarefas administrativas …)
SAI – Serviços de Informações Aeronáuticas (provendo informações aeronáuticas …)
SDE – Serviços de Desenho (executando desenhos de plantas e projetos …)
SEF – Serviços de Enfermagem (preservando a saúde e a vida …)
SEL – Serviços de Eletricidade (mantendo as redes elétricas …)
SEM – Serviços de Eletromecânica (mantendo e conduzindo viaturas …)
SGS – Serviços de Guarda e Segurança (zelando pela segurança das Organizações Militares …)
SOB – Serviços de Obras (supervisionando obras e instalações prediais …)
BTO – Serviços de Auxiliar Odontológico (efetuando moldes e auxiliando nos serviços odontológicos …)
Como podem desligar todo este efetivo que tem direitos por prestarem concurso publico, passarem em todos os testes, ter a FAB gastos com o treinamento militar dispençar sem nenhum motivo todos? Não poderiam ser entao depois de todo o gasto com este pessoal serem aproveitados em outras esferas da segurança publica dos municipios, estados ou mesmo federal? O povo brasileiro sabe do disperdicio do dinheiro publico que fora empenhado nestes homens para depois serem colocados para rua? Os certificados de especialização destes homens não servem nas empresas e outras entidades pois dizem que este documento federal nao tem validade .
Ex-soldados especializados da Aeronáutica lutam por justiça e reconhecimento de seus direitos.
Injustamente dispensados pela Aeronáutica após seis anos de valorosos serviços, cerca de 12 mil ex-soldados especializados lutam por dignidade, respeito e reconhecimento de seu valor por parte do Estado brasileiro. E denunciam ao mundo a propaganda enganosa de que foram vítimas.
Entre os anos de 1994 e 2001, milhares de vagas nos cargos de soldado especializado foram ofertados na Aeronáutica. Naquela época, os editais de convocação oferecidos exigiam, entre outras condições, que os candidatos deveriam ser reservistas, ou seja, que deveriam estar em dia e quites com o serviço militar inicial. Exigiam que se comprovasse tal condição antes mesmo de prestar os concursos.
Milhares de candidatos, após aprovação nos concursos, ingressaram na Aeronáutica e ali permaneceram por seis anos até serem surpreendidos com seus licenciamentos (demissões), sob alegação de que estariam “prestando o Serviço Militar Inicial”.Vale lembrar que o Art. 44 do próprio regulamento da Lei do Serviço Militar condena o alistamento por 02 (duas) vezes, ao dizer que o “o brasileiro que se alistar duas vezes incorrerá na multa prevista no número 1 do Art. 177”.
Como qualquer brasileiro, queremos que nossa Constituição seja respeitada e não ignorada pelas elites da Aeronáutica, que fizeram pouco caso das esperanças de milhares de jovens que prestaram concurso de boa-fé e, após bons serviços prestados ao povo brasileiro, foram tratados como lixo e licenciados (demitidos) sob uma “justificativa” inadmissível: a de que estavam prestando (sem que fossem alertados) novamente o serviço militar inicial !
Hoje somos vitoriosos e Deus não dorme. Por anos de luta, conseguimos um PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 2131, DE 2009, de autoria do Deputado Federal Marcelo Itagiba / PSDB- RJ, na câmara dos deputados federais e um PROJETO DE DECRETO DO SENADO 399/2010, de Autoria do Senador Flexa Ribeiro / PSDB – PA, ambos, pedindo o cancelamento do decreto ILEGAL da Força Aérea Brasileira que nos demitiu injustamente, e que na época, nos trouxe um incalculável prejuízo e danos à nossa honra e dignidade, afetando todos os nossos familiares.
Pedimos seu apoio e compreensão para essa luta, que é contra a injustiça cometida contra trabalhadores que, honestamente, fizeram concurso para servir à (não obrigatoriamente) pátria como soldados profissionais de nossas forças armadas, que são fundamentais para a soberania nacional.
Finalmente solicitamos a você que recebeu este panfleto, que Deus toque em seu coração e nos ajude com um pequeno gesto em ligar gratuitamente para a Câmara dos deputados e para o Senado Federal e dizer que é a favor dos projetos citados e que eles possam ser votados o mais rápido possível.
Nossa família em todo o Brasil será grata eternamente por este nobre gesto de amor para com o próximo.
Cordialmente, Associação Nacional dos Ex-Soldados Especializados
DISK SENADO: 0800-612-211 DISK CAMARA: 0800-619-619
SOU A FAVOR DO PDS 399/2010 SOU A FAVOR DO PDC 2131/2009
Contatos:
SITE: http://www.anese.com.br
BLOG: S1ANESE.BLOGSPOT.COM
TWITTER: twitter.com/S1ANESE
ORKUT: S1_ANESE@HOTMAIL.COM
telefones:
ANESE – RJ (21) 3286-7330 (21) 8627-4157 (Viegas)
(21) 8703-4639 (Schinaider) (21) 7102-6689 (Oliveira)
ANESE-DF (61) 8400-3207 (Caxias)
VENHO HUMILDEMENTE PEDIR EM NOME DO MEU FILHO E ESPOSA O SEU APOIO NA APROVAÇAO DO PDS 399/2010 AFIN DE PODE SER MOTIVO DE ORGULHO PARA ELE E MEUS PAIS, POIS ESTOU SEGURO QUE LUTAR PELOS TRABALHADORES QUE QUEREM SIM TRABALHAR NAQUILO QUE SONHARAM.
S2 Q IG NE 81.4011.046 – WESLLEIS, Esquadrão de Saúde; quero saber se tenho direito a anistia. Por favor me mandem resposta por E-mail.
.
Fiquei sabendo destas notícias dia 10/01/11; por favor, os senhores sabem mais alguma coisa?… me informem pois tenho interesse em ajudar e voltar para FAB pois fui S1 formado em 2003 entrei como S2 e foi dado a minha baixa em agosto de 2006.
Estou muito interessado.
.
A todos nós da ANESE, pois sou também associado e acredito plenamente nesta causa, parabéns aos nossos irmãos da ANESE do Distrito Federal, força a todos.
Acredito que seremos ouvidos pela nossa PERSISTENCIA, pela sua linda história de luta e vitória, das injustiças sofridas.
.
Venho atraves deste espaço manifestar meu apoio para aprovação do PDS 399/2010 que reinvindica a reintegração de civis concursados para soldados especializados.
Recordo-me que ele alistou-se na Marinha ao fazer 18 anos, apos ser dispensado por execesso de contigente ele fez a prova do CESD para ingressar na 2a. Turma de 1998 e foi aprovado.
Acreditamos no apoio de nossos senadores para aprovação desde projeto e a carreira de meu filho seja devolvida, assim como milhares de outros Brasileiros que conquistaram tão dignamente seu ingresso na vida militar, mas que foi interrompidada devido erros administrativos por parte da Aeronautica.
Meu filho já até passou em outro concurso, mas que não dá a estabilidade necessária para o sustento da familia e já trabalhou para empresas privadas que não concedem estabilidade e hoje está desempregado; usufruindo da 2a. parcela do seguro de R$ 578,00.
Mas ele insiste atraves da ANESE seu tão sonhado retorno.
um grande abraço a todos e fiquem com Deus.
Belém-PA.
Raimundo França
francaelisboa@hotmail.com
.
.
A instituição Força Aérea Brasileira (FAB), que muito estimo e me sinto feliz em ter participado de suas fileiras, mas que infelizmente foi interrompida por conta de erros administrativos da FAB.
Fiz o concurso quando já estava na ativa como SNE – Soldado Não Especializado e que por conta disso sabia que se não fizesse o concurso do SE – Soldado Especializado do curso de Soldado Especializado eu só iria ficar 4 anos.
Fiz a prova para 2a. Turma de 1998 e fui aprovado, após completar 6 anos de atividade a FAB frustou meu sonho.
Procuro me virar da meneira que posso, e consegui constuir um estabelecimento para vendas de alimentos do qual me sustento.
Mas o que desejo mesmo é a reintegração, atraves da aprovação do PDS 399/2010. Pois, o que tenho hoje não me garante uma estabilidade e se o que está acontecendo é uma injustiça cometida pela Aeronáutica, não é justo que nós tenhamos que pagar por erros Administrativos da FAB.
Senadores e Deputados Federais por favor mostrem que a Constituição está acima da Aeronáutica e não o contrário.
O que vivo hoje com toda certeza é vivido por Brasileiros aqui de Belém-PA, e do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Pernambuco, Rondônia, Mato Grosso, Goias, Minas Gerais, Paraná, Ceará, Rio Grande do sul ou seja, quase todo o Brasil.
Waldemar Costa Ferreira
s1sgs_ferreira@hotmail.com
.
.
Assunto: O motim dos 12.000…
(A FORÇA AÉREA BRASILEIRA SOB ATAQUE…).
Apenas relebrando, que o referido assunto foi postado por mim, em 18.07.10 às 9:28AM, sobre a matéria publicada na revista VEJA, edição Nº 2174, página 56. Panaroma – Holofote, com reportagem de André Vargas e Leonardo Coutinho, onde eu faço um breve comentário.
S1-PATRIOTA, atingido pela Portaria 1.104-GM3.
patriotape@hotmail.com
.
.
A missão do Núcleo da ANESE ( http://www.anese.com.br ) é tentar entregar um ofício ao Senador José Sarney. No mesmo dia tentei alguns contatos com figuras do cenário político de Paço do Lumiar, a única via acessível encontrada para tentar fazer esta ponte dos militares concursados com o Senador José Sarney será divulgada aqui, após a missão concluída e com bastante observações sobre o que é a política para cada um desses personagens político em Paço do Lumiar.
ENTENDAM O CASO:
O Comando da Aeronáutica (COMAER) baixou a Portaria 710/GM3/93 que instituiu o CESD (Curso de Especialização de Soldado) e exigia como condição de ingresso que os candidatos estivessem em dia com o Serviço Militar.
Em dia com as exigências e após aprovação no conrcurso e respectivo curso, formaram-se em todo o Brasil Soldados de Primeira Classe Especializados (SE) recebendo inclusive DIPLOMA que comprovava sua especialização.
Para fazer a inscrição para o concurso o Comando da Aeronáutica (COMAER) exigiu que todos os candidatos comprovassem estarem quites com o Serviço Militar Inicial (SMI).
A FAB se utilizou durante muito tempo de disposições legais para enquadrar a situação dos militares concursados, mas tratam-se de normas que não se aplicam ao caso, uma vez que se referem, única e exclusivamente aos que foram incorporados após a prestação do Serviço Militar Obrigatório, e não aos que foram admitidos por concurso público.
A ANESE se articulou em Brasília/DF através de vários Estados da Federação e vem obtendo importantes conquistas.
A Advocacia Geral da União (AGU), Ministros e vários Senadores e Deputados, Estaduais e Federais, já manifestaram parecer favorável à reintegração dos militares concursados da FAB.
O objetivo é fazer chegar tudo isso, conforme já orientado pelo alto comando da política nacional, ao gabinete da Presidenta Dilma.
Chagas
chagasf@hotmail.com
.
.
Boa tarde aos ex Fabiano… é doloroso vc cumprir toda jornada de trabalho na FAB apos 1 anos passei no psicoteste entao sai da minha Unidade que era PAMA-SP em 1981 e fui para BASC, depois AFA – Pirassununga-SP para fase Básica de QMR-BO, retornei à minha Unidade de origem que era PAMA – SP após 2 anos de formação, chegou um Stg disse que tinha que reduzir o quadro… mandou 5 bombeiros dá baixa até então procuro uma resposta fizemos Curso de Formação de Cabo e me tornei um simples S-1. A maior ilusão em minha vida que carregou para sempre.
Josadaque Moreira da Silva
jk_compositor@hotmail.com
.
Caros, gostaria de obter mais informações sobre a reintegração dos soldados CESD, conforme verifiquei nos itens apresentados.
Fui S1 SGS da 1ª Turma 98 e "deram" minha baixa em 2004.
Prestei valorosos serviços à Nação e à Sociedade, ora guardando locais/OM's, ora prestando segurança à todos que se encontravam em comemorações (militares e Civis), ora protegendo e resguardando dois dos nossos presidentes (FHC, Lula).
E é isso que recebemos em troca depois de 06 anos dedicados com nossos empenhos_e muitas vezes, de nossas esposas, filhos e pais_que choram ao ver-nos partir, que sabe até com certo afligimento, por temer por não voltarmos, com vida.
Peço que enviem informações à respeito e junto-me nessa causa a partir de então.
Aos "irmãos de luta", meus sinceros votos de boa sorte.
A todos nós!!! ex-S1 SGS 1ª/98 – Corrêa (RA_98400002230)
Ricardo Alexandre Corrêa
ricardoalexandre.correa@yahoo.com.br
.
.
Boa tarde; preciso muito do Edital do CFC de 2010, pra fechar o meu processo, aqui, a respeito da portaria que tirou a estabilidade dos Cabos nesse mesmo ano, alguêm pode ou conheçe alguêm que pode me ajudar ?
Rafael Fernandes
rafael_fernandes-18@hotmail.com
.
.
PARA QUEM FOI INCLUÍDO NA FAB APÓS 64, QUEM ESTÁ LISTADO NO ANEXO DA PORTARIA MJ 594/2004 AINDA TEM CHANCE, COM UM PATRONO COMPETENTE.
FORA DISSO NÃO VISLUMBRO NENHUMA CHANCE, A NÃO SER QUE COMPROVE ALGUMA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA OU ATO DE EXCEÇÃO NO HISTÓRICO MILITAR.
SE O QUE ESTÁ NO HISTÓRICO É SÓ O LICENCIAMENTO POR CONCLUSÃO DO TEMPO DE SERVIÇO COM BASE NA 1.104/64, PARE DE SONHAR, PARE DE SE ENGANAR ou SER ENGANADO.
BOA SORTE A TODOS
OJSilvaFilho.
Ex-Cabo da FAB vítima da Portaria 1.104GM3/64
Email: ojsf@hotmail.com
.
.
Não !
Requinte de crueldade…, NÃO !
JÁ ESCREVI ISTO AQUI, MAS VOU REPETIR:
“As autoridades em Brasília, como evidenciou a OAB na ADPF-158, violam a “inteligência da Lei de Anistia” que contempla o fato de ter sido “ATINGIDO” e não o fato de apenas ter sofrido “PERSEGUIÇÃO”, como equivocada (ou desonestamente) vem ocorrendo em muitos casos hoje apreciados, e/ou travados, sobrestados lesivamente.
Não se trata de “eventos mutuamente exclusivos”, ou seja: um CASO (do “perseguido”) não exclui o outro CASO (do “atingido”). — BEM COMO, A LEGISLAÇÃO NÃO EXIGE QUE HAJA A CUMULAÇÃO DAS DUAS SITUAÇÕES…, que é o que eLLes têm nos empurrado “goela abaixo”.
NINGUÉM DEVE DESISTIR !
(fosse um governo de normalidade…, eu até, talvez, não pensaria assim…)
(abraçado ao canhão…, morre o artilheiro!)
(verás que um filho teu não foge à luta…)
É como vê PEDRO GOMES.
= ? = ? = ?
Em tempo:
Distraia-se com um grande compositor… , cante ! – Quem canta seus males espanta! — ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? — TUDO PODE MUDAR…, E MUITO! abaixo, uma boa opção dentro deste contexto:
“Desesperar Jamais”
Ivan Lins
“Desesperar jamais
Aprendemos muito nesses anos
Afinal de contas não tem cabimento
Entregar o jogo no primeiro tempo
Nada de correr da raia
Nada de morrer na praia
Nada! Nada! Nada de esquecer
No balanço de perdas e danos
Já tivemos muitos desenganos
Já tivemos muito que chorar
Mas agora, acho que chegou a hora
De fazer Valer o dito popular
Desesperar jamais
Cutucou por baixo, o de cima cai
Desesperar jamais
Cutucou com jeito, não levanta mais.
==
E PARA OUVIR, VEJA ESTE É O VÍDEO:
Uma visão de PEDRO GOMES — querendo saber e acertar mais…
Ex-3ºSgt da FAB – preso político em 1976 por DUAS VEZES, como suspeito de subversivo, anistiando desde 2002.
Email: perogo@ig.com.br
.
Obrigado! Você acaba de acessar uma página aberta aos internautas interessados em divulgar, neste espaço, textos opinativos como: artigos, contos, crônicas, obras literárias, resenhas e opiniões diversas sobre a nossa sociedade.
É importante esclarecê-lo que as referidas publicações são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O site de notícias www.militarpos64.com.br fica isento de qualquer punição prevista nos códigos civil, criminal, consumidor e penal do Brasil.
Escreva seu Comentário