21/09/14 17:32 – Atualizado em 21/09/14 17:32
Comissão de Anistia diz que resposta de militares é ‘tímida’ e representa ‘meia verdade’
BRASÍLIA – O presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, criticou o ofício enviado pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, à Comissão Nacional da Verdade, na última sexta-feira. Nesse documento, as Forças Armadas admitiram, pela primeira vez, a ocorrência de violação de direitos humanos na ditadura e não negam a responsabilidade do Estado por torturas, mortes e desaparecimentos. Abrão afirmou que, ao contrário do que pregam no documento, os militares não respeitaram as decisões de órgãos do Estado constituídos, como a Comissão de Anistia, e atuaram junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para anular decisão de pagamento de indenização ao antigos cabos da Força Aérea Brasileira (FAB) e para o pessoal do Arsenal de Marinha, uma empresa mista que presta serviço de conserto de submarinos e navios. A Advocacia Geral da União (AGU) conseguiu anular indenizações desse pessoal. No caso de militares anistiados, é o Ministério da Defesa quem paga a indenização. A Comissão de Anistia é vinculada ao Ministério da Justiça.
A declaração de que acompanham os reconhecimentos de graves violações aos direitos humanos promovidas pela Comissão de Mortos e pela Comissão de Anistia é meia verdade. As Forças Armadas atualmente agem para deslegitimar decisões das referidas comissões, como, por exemplo, no caso dos operários do Arsenal de Marinha e dos Cabos da FAB atingidos pelo ato de exceção de uma portaria de 1964. Atuando inclusive junto ao TCU – afirmou Paulo Abrão.
O presidente da Comissão de Anistia considerou também que a resposta é tímida e os militares deveriam ir além no posicionamento enviado à Comissão da Verdade.
— Dizer que não podem negar as violações não é o mesmo que dizer que as reconhecem de fato, que fazem autocrítica pública como um erro, que pedem desculpas pelos desvios e ilegalidades institucionais cometidas e que se arrependem de atentar contra a Constituição democrática de 1946 por meio de um Golpe — disse Abrão.
Ele lembrou ainda que clubes militares e oficiais da reserva ajuizaram ações para suspender indenização e promoção de Carlos Lamarca e dos camponeses que foram usados pelas Forças Armadas na Guerrilha do Araguaia. Ambos os casos foram aprovados pela comissão.
— Lembremos ainda a reação dos militares diante do reconhecimento da anistia e da violência contra o Capitão Lamarca e dos Camponeses do Araguaia, que foi questionado na Justiça permanecendo judicializado até hoje.
Lamarca foi promovido de capitão a coronel pela comissão e sua família direito a indenização mensal de R$ 12 mil, vencimentos equivalentes, á época, em 2007, aos de um general-de-brigada.
Fonte: Jornal_EXTRA.Globo.Com
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br
18 Comentários do post " Comissão de Anistia diz que resposta de militares é ‘tímida’ e representa ‘meia verdade’ "
Follow-up comment rss or Leave a Trackback.
Mais uma vez, o Paulo Abrão, defende os Cabos da FAB. Ratificando os nossos direitos, ainda não totalizados totalmente.
Não só a FAB, como tambem os Tribunais, que postergam, os nossos direitos, já reconhecidos, em vários processos, como atrasadão e promoções e anistias a serem julgadas ainda.
Jogo tetrico, pois pelas nossas idades, muitos sem familiares, ao falecerem, as verbas dos seus direitos, irão para a União ou o recebimento pelos dependentes, rola.
Continua a FAB, postergando pagamentos de retroativos, até de colegas nossos que foram acometidos de doenças, incuraveis e que necessitam de medicações especiais e caras que tendo seus direitos reconhecidos por Junta Médica, demoram a receber esse auxilio, e não recebem os preteritos.
Não e caso alimentar e de saude. Devem, os mesmos buscar esse direito juridicamente , pois e a unica linguagem que eles entendem.
Isso chama-se, falta de humanidade e respeito.
Mas breve, sairemos totalmente vitoriosos.
Vamos tirar os petralhas (do Poder), deve melhorar.
Queiroz
José Alberto de Queiroz
Ex-3ºSgt da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
m.a.e.r@globo.com
.
.
Se o PT continuar no comando da nação aí estamos ferrados de vez.
Reginaldo Teixeira
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail regi.teixeira47@yahoo.com.br
.
Gostei do posicionamento do Dr. Paulo Abraão, com relação Cabos fabianos, carece aos militares de reconhecer as burradas que fizeram na época e, agora vez de dar uma solução plausível para o nosso caso, ficam praticando uma verdadeira guerrilha juntos aos Órgãos onde tramitam nossos processos com uma forma de procrastinar e prejudicar pela segunda vez os Cabos fabianos.
Roberval Fernandes/prejudicado pela Portaria Arbitrária do Ministro da Aeronáutica na época.
Roberval Fernandes
Ex-Cabo da FAB – Atingido pela Portaria 1.104GM3/64
E-mail: robervalfernandes@ibest.com.br
.
.
Dr. Paulo é um grande operador jurídico, e está coberto de razão, no entanto politicamente não tem forças para convencer as autoridades do grande prejuizo causado aos Praças da FAB e encontrar uma solução satisfatória e acabar de vez com essa tortura psicológica.
Max Leite
MAX DE OLIVEIRA LEITE.
Ex-Cabo da FAB vítima da Portaria 1.104GM3/64
Email: maxleit@oi.com.br
.
.
Ôôô… MAX DE OLIVEIRA LEITE:
Aplaudo o seu comentário. – Corretíssimo.
A nossa “falta de sorte”…, tem nome: POLÍTICA.
Seria interessante termos aqui a opinião do Jaime Nascimento, do Bezerra, do José Roberto, do Silva Filho, e de tantos outros mais.
É como vê PEDRO GOMES.
Uma visão de PEDRO GOMES — querendo saber e acertar mais…
Ex-3ºSgt da FAB – preso político em 1976 por DUAS VEZES, como suspeito de subversivo, anistiando desde 2002.
Email: perogo@ig.com.br
.
.
Concordo com o Max Leite, mas gostaria de acrescentar que se a justiça do Brazil tivesse vergonha na cara não dependeria de Aeronáutica de concordar ou não, bastaria que a lêi fosse aplicada por ela e fosse respeitada a se fazer cumprir, mais sabemos que ás leis nesse país Brazil não são cumpridas como deveria ser.
Isso é uma vergonha em todas ás formas.
É como penso.
Francisco Narcélio Holanda Batista
narceliobatista2011@hotmail.com
.
.
Falei certa vez que estive com um Ir.´. o Deputado Nelson Marquezelli que me confidenciou que o nosso grande problema se chama Dilma Rouseff.
Só quem concede anistia é o Ministro da Justiça e ele tem recomendações expressas da presidANTA para não fazer isso.
Todo mundo sabe que a Súmula está em vigor, que o Ministro tem respaldo jurídico para dar a anistia, no entanto não fará isso.
Esse é o problema, o resto é blá, blá, blá.
Essa senhora tem que deixar o poder junto com todos os pretralhas e aí eu acredito que muita coisa irá mudar.
Simples assim…
Cardoso
José Roberto Cardoso
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail joserobertoonzeonze@hotmail.com
.
.
Com relação a Aeronáutica, sabemos que sempre foram contra e que tentaram e vão tentar tirar anistia de muitos de nós, contudo, se houvesse disposição política, se o Presidente da Republica não se metesse nesses assuntos e deixasse que se cumprisse a legislação a situação seria outra e a FAB teria que nos engolir como já engoliu alguns.
Juntou a DILMONA com esses SOPÕES que andam por aí e deu no que deu, mas eu tenho grandes esperanças de que essa desgraça vai passar e que essa senhora vai se ferrar.
Agora é convencer os mais próximos e o máximo de gente que puderem a votar contra a Dilma e o PT.
Cardoso
José Roberto Cardoso
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail joserobertoonzeonze@hotmail.com
.
.
Concordo com o colega José Cardoso, sempre digo se o poder judiciário tivesse vergonha na cara e fosse mesmo imparcial em aplicar a lêi na sua integralidade nós não precisaríamos de ficar nessa de dizer se a Dilma perder ás eleições ás coisas mudariam, era só se fazer cumprir como está escrito na lêi da anistia juntamente com a Súmula Administrativa que está em vigor até hoje, mais com esse judiciário que tem esse Brazil não dá pra confiar mesmo.
Francisco Narcélio Holanda Batista
narceliobatista2011@hotmail.com
.
.
Caros amigos FABIANOS, muito cuidado com esse relato de Paulo Abrão ao Jornal Extra do Rio-RJ. Pois isso não passa de uma manobra politica, o mesmo muda de opinião de acordo com a situação que lhe favorece.
Ele é igual ao camaleão que muda de cor.
Lourival Mendes
lourivalmendes1959@gmail.com
.
.
CARISSIMOS QUERO RATIFICAR AS PALVRAS DO CARDOSO, TEMOS NO MOMENTOS A MAIOR OPORTUNIDADE DE BANIR ESTA CORJA DE LATRÕES, QUE A 12 ANOS, USURPA O DIREITO QUE FOI NOS DADO POR FORÇA DA CONSTITUIÇÃO.
EU PEÇO A TODOS OS CABOS DA FAB REINCLUIDOS E OS QUE AGUARDÃO SOLUÇÃO, QUE JUNTEM TODOS OS SEUS FAMILIARES E AMIGO, NÃO VOTAR NO PT, SO ASSIM TEREMOS OPORTUNIDADE DE SERMOS RECONHECIDO COMO ANISTIADOS. FORA PT E SUA CORJA…
Mário Mendes da Silva
Ex-Cabo da FAB – Atingido pela Portaria 1.194GM3/64
E-mail: 1529mmsilva@gmail.com ou mmsilva1521@outlook.com
.
Cuidado com o "CAMALEAO'' !!!
Email: lourivalmendes1959@gmail.com
Lourival Mendes
lourivalmendes1959@gmail.com
.
.
O Paulo Abrão nunca foi contra os anistiados e em várias oportunidades manifestou-se a favor e se teve coragem de ir a um jornal de grande circulação dizer isso prova que o que disse a nosso favor é sincero.
O problema é que ele não tem autoridade para ir contra o Ministro e muito menos contra a orientação da PresidANTA.
Temos que convencer pessoas que pensam em votar no PT a votar contra.
Se a DILMA ganhar essas eleições esqueçam definitivamente a anistia pois serão mais quatro anos de penúria e com a tendência de piorar por que ela irá nomear mais um monte de ministros no STF.
Quem pensa que a Justiça é “justa” está enganado.
Nos bastidores são travadas verdadeiras batalhas política pela nomeação de parentes para altos cargos em tribunais, etc.
Vamos lutar com vontade para não deixar o PT ganhar. Não vote em ninguém do PT, nem para vereador e peçam para votar contra esses bandidos.
Agora é hora de nos sacrificarmos ao máximo para que a Dilma seja banida do poder.
Abraço
Cardoso
José Roberto Cardoso
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail joserobertoonzeonze@hotmail.com
.
.
Todos os comentarios sao desabafos e mais que verdadeiros.
Temos que BANIR da face da terra este maldito PT. Este cancer esta nos bloqueando de todos os nossos direitos.
Vamos dar o troco nesta eleiçao.
Um grande abraço a todos!
Karla Do Socorro Castro Viana
karlakarmona@hotmail.com
.
.
AERONAUTICA: anistiando, anistiados, desanistiado acompanho diariamente matérias relacionadas á Ditadura Militar, aquele Golpe nefasto que culminou com inserção de varias ações inconstitucionais, dentre os maus feito esta a Portaria 1104/GM/3, classificada na época de um mal necessário, a feitura deste ATO espúrio e vampirista, existia na sua excencia aplicar ardilosamente tempo contado e posterior exclusão dos quadros da FAB, é valido frisar que expurgação seria mascarada como ato administrativo. A bem da verdade isso perdurou por longos e tempos na enganação de que o tempo havia inspirado dentro da legalidade.
Ora com o advento da Lei de anistia as coisas foram sendo arrumadas e clareada, no Governo FHC o Ilustre Dr. José Alves Paulino Presidente da Comissão de Anistia junto com os Conselheiros por uniformidade construiu a Sumula Administrativa 2002.07.003/CA , que as considerou a Portaria citada constituía no seu bojo uma grande maldade, Ato de Exceção de Exclusividade e de Natureza politica, daí senhores nova regra entra em vigor; ocorre que em momento algum o ato por si só não limitava tempo, graduação, Pré, Pós, Desanistia, Status de Cargo etc…, pois bem a situação tinha sua meta por em julgamento aqueles atingidos pela portaria, baseando a motivação de serem COMUNISTAS os que lá estavam antes e os que posterior ingressaria na Corporação.
Houve varias anistias e todas elas protegidas pelo Manto Sagrado Constitucional da Lei de anistia e acoplada com a sumula administrativa, o suporte da legislação federal, começou a incomodar autoridades militares e por sinal alguns dos nossos que expelia pensamentos de direitos em graduação, foi um erro gravíssimo os que estavam as escondidas de tocaia ou cilada começou as invenções plantadas na mídia, comissões, agindo como palanque eleitoral, este sim foi um erro que se paga por falar sem pensar, posso ate estar sendo mau interpretado, mais é a pura verdade.
Senhores tive oportunidade de comentar vários assuntos apresentados pelo Ilustre Homem do Saber jurídico Dr. Paulo Abraão, tive também a oportunidade de consultar a situação da Sumula Administrativa constante do nosso comento, "A Sumula Administrativa e posição da Comissão foi mantida, só que a situação esta em outra esfera", portanto, senhores a Comissão de Anistia fez seu papel constitucional, e mais quando o Presidente da CA diz que a Aeronáutica tenta no TCU deslegitimizar as decisões já firmadas é posição de um grande presidente.
Todos sabem que a FAB não quer ouvir falar de ANISTIA, veja algum tempo a TV Globo Programa FANTATISCO, noticiou que na Base Aérea de Salvador houve destruição por incêndio de documentos importantíssimos, no bom entender é se livrar de provas, mas o que se pode dizer o ônus da prova cabe a quem acusa, então no meu humilde entender todos, atingidos pela PORTARIA estão sob a proteção da Carta Maior do Pais.
Osvaldo Oliveira
Ex-S1 da FAB vítima da Portaria 1.104GM3/64
Email: o.riole48@hotmail.com
.
.
Companheiros,
Esses comentários do Dr Paulo Abrãao, é uma verdade e muito forte, e os nossos representantes, podem usá-los nos tribunais e no legislativo ao nossos favor, é o que penso.
Bernardino CARDOZO NETO
Ex-Cabo da FAB vítima da Portaria 1.104GM3/64
Email: sagraba@terra.com.br
.
.
Caros colegas, temos que ter a esperança,que esta corja do PT, vai sair.
Nunca votei no PT, imagina, depois de trabalhar (trinta e cinco ano) continuo pagando INSS, para ajudar nas Campanhas do PT, pois se estou aposentado, vou me aposentar de novo.
Só na cabeça deles, isto é inconstitucional, mais eles descontam, ai eu pergunto. Fazer o quê?!…
Não vamos votar no PT….
Carvalho
militarps64.com.br/sitev2 x
betaemilia@hotmail.com.br
.
.
CHEGOU A HORA E O BOM MOMENTO DE TIRAR ESTES, ESTES, BANDIDOS TRAVESTIDOS DE FUNCIONARIOS PUBLICOS INDICADOS PELOS SEUS CHEFES TERRORISTAS AGORA NADA MAS A CHANCE UNICA QUE TODOS NOS EX CABOS DA FAB TEM DE BANIR BANIR ESTA QUE SE DIZ CHEFE DA NAÇAO QUE DIFICILMENTE CUMPRE A CONSTITUIÇAO.
E AINDA TEVE 43 MILHOES DE PESSOAS QUE VOTOU NELLLLA.
GILSON ELIAS
gilson_elias@yahoo.com.br
.
Obrigado! Você acaba de acessar uma página aberta aos internautas interessados em divulgar, neste espaço, textos opinativos como: artigos, contos, crônicas, obras literárias, resenhas e opiniões diversas sobre a nossa sociedade.
É importante esclarecê-lo que as referidas publicações são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O site de notícias www.militarpos64.com.br fica isento de qualquer punição prevista nos códigos civil, criminal, consumidor e penal do Brasil.
Escreva seu Comentário