Quarta-feira, 08 de agosto de 2012
Julgamentos do STF podem ser vistos no YouTube
A página do Supremo Tribunal Federal (STF) no YouTube permite que todos os interessados possam assistir, na íntegra, aos julgamentos que ocorrem no Plenário da Corte. No dia seguinte à sessão plenária, já é possível rever no canal do YouTube cada decisão, incluindo os votos dos ministros e sustentações orais feitas por advogados na tribuna.
Para facilitar a visualização, os vídeos são postados em blocos. Dessa forma, o internauta pode ver os capítulos em sequência ou acessar apenas a parte na qual tem interesse, como o voto de determinado ministro ou a proclamação do resultado.
Para assistir às sessões, basta acessar a página do STF no YouTube e escolher a opção “Plenárias”. Se o interessado quiser localizar um julgamento específico é possível fazer a busca pelo número do processo julgado, pela data do julgamento ou por meio de uma palavra-chave.
Com mais de 15 milhões de acessos, a página do STF no YouTube também tem outros programas como, por exemplo, o Repórter Justiça, o Refrão, o Meio Ambiente por Inteiro, e o Artigo 5º, dentre outros. Esses programas são produzidos e transmitidos pela TV Justiça e após a exibição no canal eles ficam disponíveis também na página do YouTube. Ao todo, há aproximadamente 4 mil vídeos disponíveis para os usuários.
Rotineiramente, os ministros reúnem-se para as decisões colegiadas em Plenário sempre às quartas e quintas-feiras. No momento, o STF realiza também sessões extraordinárias em outros dias da semana para julgamento da Ação Penal 470.
Mais acessados
Desde o lançamento do canal do STF no YouTube, em 2005, o vídeo de julgamento mais acessado pelos usuários foi da decisão que tratou do reajuste de servidores civis e militares de baixa patente, ocorrido em 2010. O vídeo teve 13.636 visualizações até o momento. Em segundo lugar aparece o vídeo do julgamento que analisou a extradição do italiano Cesare Battisti, em 2009, com 10.994 visualizações. Em terceiro lugar dos vídeos de julgamento mais vistos está a decisão que considerou constitucional o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 2011, com 7.276 visualizações.
Dentre os vídeos relativos à Ação Penal 470, cujo julgamento começou no dia 2 de agosto, o mais acessado foi o primeiro bloco da sessão de abertura do julgamento, com 4.745 visualizações até o momento.
Além do Brasil, o canal também é muito visitado por internautas de Portugal, EUA, Angola, Espanha, Itália, França, Alemanha e Japão.
Acesse aqui o canal do STF no YouTube: www.youtube.com/stf.
1 Comentário do post " Julgamentos do STF podem ser vistos no YouTube "
Follow-up comment rss or Leave a TrackbackGOSTEI MUITO DE SABER QUE A PAGINA DO STF ESTÁ NO YOUTUBE, porém, por ora, não poderei consultar o youtube porque nem no meu computador de casa e nem no do trabalho tenho disponivel esta página, mas foi bom saber, porque tão logo tenha meu problema solucionado estarei consultando os videos do youtube.
Jorge Batista Peçanha
JORGE BATISTA PEÇANHA
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail pecanha@sentandoapua.com.br
Obrigado! Você acaba de acessar uma página aberta aos internautas interessados em divulgar, neste espaço, textos opinativos como: artigos, contos, crônicas, obras literárias, resenhas e opiniões diversas sobre a nossa sociedade.
É importante esclarecê-lo que as referidas publicações são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O site de notícias www.militarpos64.com.br fica isento de qualquer punição prevista nos códigos civil, criminal, consumidor e penal do Brasil.
Escreva seu Comentário