PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR…
*-*
1ª – Se a Portaria 1.104GM3 é um “ato de exceção, de natureza exclusivamente político” para os Cabos Pré 64, pois, segundo a nova interpretação dada pelo MJ à Lei 10.559/2002, vez que estes tinham o “status de cabo” por ocasião da sua edição, como pode também não ser para os Cabos que incorporaram após a edição dessa mesma portaria e que por ela foram licenciados, excluídos e expulsos todos os Cabos das Turmas de 1965 até 1974 (?), se a Constituição Federal de 1988 reconhece que TODOS os atos praticados pelo Governo Militar, no período de 1964 até 1985 são considerados ATOS DE EXCEÇÃO, portanto passíveis de NULIDADE?
2º – A Portaria 1.104GM3 tendo sido reconhecida, pela Súmula Administrativa nº 2002.07.0003-CA, como “um ato de exceção, de natureza exclusivamente político”, para tal levando-se em conta as LEIS, DECRETOS, a LSM vigentes, em especial o OFÍCIO RESERVADO 04, de setembro/1963 utilizado pelo MINISTËRIO DA AERONÁUTICA recomendando o “Grupo de Estudo” criado para analisar a situação dos Cabos envolvidos em manifestações subversivas no Rio de Janeiro e noutras Unidades (por exemplo, Base Aérea de Brasília e no GTE), tendo os Oficiais encarregados por este “estudo” concluído, sobre “o problema dos cabos”, pela “a alimpação post revolucionária” dos quadros da Aeronáutica, para tal recomendaram a diminuição do tempo de permanência dos Cabos para oito (8) anos de efetivo serviço na F.A.B., após o que, sumariamente seriam licenciados, excluídos ou expulsos, e assim, sob o poder ditatorial de “presunção”, atingir, em particular, exatamente as Novas Turmas de Incorporados, de 1965 até 1974, que já entravam nas fileiras da F.A.B. como “SUSPEITOS COMUNISTAS”, assim sendo, como pode o Senhor Ministro de Estado da Justiça Dr. Márcio Thomaz Bastos valer-se de “dois pesos e duas medidas”, só reconhecendo ser a malograda Portaria 1.104GM3 ato de exceção, de conotação política apenas para os CABOS PRÉ 1964, e mero ato administrativo de conotação normativa (?) para os CABOS PÓS 1964, indo dessa forma de encontro frontalmente aos atos administrativos da Comissão de Anistia e do Senhor Ministro de Estado da Justiça do governo anterior, que reconheceu o direito líquido e certo de 495 CABOS PÓS 1964?
3ª – Sob que outras alegações: FRAUDE, FALSIDADE, por exemplo? O Senhor Ministro da Justiça louvou-se para ANULAR as ANISTIAS POLÍTICAS de 495 CABOS PÓS 1964 se toda documentação apresentada por TODOS OS REQUERENTES DE ANISTIA POLÍTICA junto à Comissão de Anistia foram DOCUMENTOS ORIGINAIS (Reservista + Histórico Militar + Declaração de Tempo de Serviço etc) fornecidos pelo Ministério da Aeronáutica da época?
Gilvan Vanderlei.
EX/APM/ASANE
gvlima@terra.com.br
33 Comentários do post " PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR… "
Follow-up comment rss or Leave a TrackbackNão sei se é impressão minha ou há revanchismo nesta história toda. Eu tive o meu pedido de anistia negado. Sou da 1ª/80 da BASP, fiz meu CFC na 1ª/81 e concluí o meu curso em julho/agosto do mesmo ano. FUI OBRIGADO por meus superiores hierárquicos na época a assinar meu licenciamento em 14/01/1983, seis meses antes do término do intertício. Entrei com pedido alegando perseguição política. Em meus exames médicos da época foi constatado um problema em minha coluna, e isso impedia minha baixa, mesmo assim fui obrigado a assinar o pedido. Se pesquisarem no arquivo morto da época encontraram os exames e, se consultarem amigos da época (se estes desejarem testemunhar) irão saber da verdade. Torço para que os companheiros cabos consigam sua anistia; com fé em Deus, sei que conseguiremos vencer esta luta.
Olá a todos!
Sou reservista da 1ª/80 da BASP.
Nome de guerra: 180/Carmo Leite/QIG NE.
Gostaria de saber se há algum outro sobrevivente da turma 1ª/80, entrem em contato comigo por favor.
Após ter aplicado um trote na turma seguinte, como era de costume naquela época, fui obrigado a assinar, sob tortura física e psicológica, impostas pelos então Sgtos. Palma e Henrique, da IG, uma confissão falsa de culpa, que comprometeu meu caráter, minha postura, minha índole e principalmente minha dignidade. Outros colegas também foram envolvidos por aquela dupla de carrascos da IG.
Como resultado dessa perseguição fui “Licenciado a Bem da Disciplina” antes do cumprir todo o meu tempo de serviço na FAB.
Quero saber o tempo de prescrição na Justiça Militar, pois, agora, passados 28 anos, pretendo entrar com uma ação reparatória contra o Ministério da Aeronáutica.
eu acho que a fab numca fala que quando vai ter a proxima expedição na minha cidade
sou ex cabo adt 1/80, fui licenciado em 1987, com 03 elogios quando veio um corte administrativo,apos alguns ano entrei na justiça mais meu advogado não me comunicou, e a justiça federal arquivou meu processo, gostaria de saber se tenho direito.
eU TAMBÉM FUI CABO ADT DA 1ª TURMA DE 1980, FIZ O CURSO NO 2ª SEMESTRE EM LAGOA SANTA, FUI PROMOVIDO A CABO E FIQUEI ATÉ 1987, QUANDO DECIDIR SAIR E NÃO PEDIR ENGAJAMENTO APOS SER AMEAÇADO POR UM SUB-OFICIAL, DISSE QUE IA ME PRENDER, POR ISSO DEI BAIXA, DIANTE DISTO GOSTARIA DE SABER SE SOU OU NÃO ANISTIADO POLITICO.
SOU EX INTEGRANTE, NOME DE GUERRA ERA FONTES, DA PRIMEIRA TURMA DE 1983 DA BASP FAB GUARULHOS E GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATOS COM TODOS OS COMPANHEIROS DAQUELA EPOCA, OBRIGADO, AGUARDO CONTATO
(11) 2743-2497 E 8281-6163 OU ATRAVES DE EMAIL drfontes@uol.com.br
Gostaria de saber se tenho direito a anistia ou não?
SOU CABO DA TURMA DE 1976 E TIVE MEU PROCESSO NA “COMISSÃO DE ANISTIA” INDEFERIDO PELA 3ª CÂMARA, PROCESSO NÚMERO:
2003-01-20158.
NÃO ENTENDO O PORQUÊ DO INDEFERIMENTO, POIS COLEGAS DA ÉPOCA CONSEGUIRAM A ANISTIA POLÍTICA!
Ola amigos, pegando um gancho no que o luiz leite escreveu, tambem quero saber se existe alguem vivo ainda da primeira de 81, favor entrar em contato comigo, s2 QIG NE 814011046 weslleis primeiro pelotão, depois fomos designados para o ES,quanto ao nosso amogo luiz, também sofremos com esses dois sargentos, Palma e Henrique, torturas psicológicas e físicas,mas na época o cabo Chagas sempre estava do nosso lado, onde andara o CB Chagas? espero retorno, abraços
kade a turma de 81 ?????
kade os combatentes desta turma gente/////
.
Soldado da 2ª turma de 1980, servi na EAOAR.
Alguém citou o nome dos Sargentos Palma e Henrique – o primeiro faleceu em Manaus (infarte) e o segundo ate´onde tive notícias era delegado de polícia em Guarulhos – SP.
Quanto ao S1 e depois Cb Chagas, esse foi expulso porque deu uma cantada em uma Tenente Médica.
O MALA sem alça não sabia onde ficava o seu lugar na hierarquia militar e trocou os pés pelas mãos. Deve ter retornado para Tupã-SP.
.
Ao Roberval QUE ESCREVE MENTIRAS,
CONHECO O ENTÃO CABO CHAGAS e nao foi expulso coisa nenhuma, e nem tampouco por dar cantada em Tenente alguma, te prepara para ação de danos morais que vem por ai, pois sei o que ocorreu e como o conheco ele nao vai deixar barato estas mentiras levantadas com seu nome e um dos caras mais honestos e sinceros que conheco e pelas histórias que conta da época em que serviu a Base Aérea, era o único militar de verdade, que fazia com que seu pelotão sempre se destacasse, hj é formado em direito e com certeza vai saber destas suas mentiras.
.
Quero pegar um gancho no que o CARLOS VINICIUS falou, e dizer que servi com o CABO CHAGAS, na BASP e pelo que sei, ele realmente era enérgico, mas justo; sei que deu baixa e que mais tarde passou em um concurso, nao sei bem onde. Tenho saudades daqueles tempos, mas nunca soube que o CABO CHAGAS CANTOU TENENTE? ATE ONDE SEI, E QUEM O CONHECEU SABE, QUE NAO ERA PESSOA DESTE TIPO.
.
Gostaria de me comunicar com amigos da primeira turma de 80 BASP IG meu nome de guerra era sd-QIGNE ERNICA 250 5° pelotão.
Pedro Irineu Ernica
pierernica@bol.com.br
.
Gostaria de saber onde encontrar meus amigos da 1ª turma de 80 fiz o cfc QMR BO
Fui obrigado dar baixa eu e mas 4 S1 motivo esse nao esclarecido pelo sgt ARAUJO
JOSADAQUE MOREIRA DA SILVA
jk_compositor@hotmail.com
.
QUERIA REVER MEUS AMIGOS 1ª DE 80 PAMA SP E EX BOMBEIRO DA BASE AEREA CAMPO GRANDE Q FEZ O CFC NA AFA PARA BOMBEIRO AL MOREIRA
JOSADAQUE MOREIRA DA SILVA
jk_compositor@hotmail.com
.
Meu marido Cesar Vilela Gomes foi expulso da Aeronáutica em 1974 por apresentar distúrbios no comportamento movido por alcolismo compulsivo.
A ditadura imperava na época o que de uma certa forma influenciou no seu comportamento doentio.
Foi considerado incapaz e teve o pai como seu tutor na época. Não houve um processo administrativo, um tratamento de saúde.
Entrei com um processo contra a Aeronáutica em 2005 para requerer a pensão, já se passaram 8 anos e até hoje espero uma resposta positiva.
Janice de Melo Vilela Gomes
janicemvg@yahoo.com.br
.
Ola combatentes, sou da turma 1º/80 SD020-BASP 8º Pelotão SGT. HENRIQUE, após o juramento fui transferido para o Aeroporto de congonhas SRPV4, fiz o CFC na 1º turma de 81, 3 meses na Base e 3 meses no Pama, dei baixa em 83 como Cabo, desde de então não tive mais contato com outros conpanheiros, fiquei sabendo que o SGT.
Palma foi pro outro lado, o cara ruim, abraços a todos que DEUS OS ABENÇÕE.
CBQEL020 DALCIO
Jose Dalcio Villa
jose.villa@dersa.sp.gov.br
.
.
Eu, mario fernandes pereira ingressei na aeronautica em 1972 minha finalidade seguir carreira militar pois fui soldado de 2 classe e depois de dois anos fis prova para soldado de 1 passei fui promovido e tambem fis curcurso de cabos e esse curso foi cancelado pelo responsavel na epoca e logo depois fis prova p taifeiro tambem cancelado e ficando 4 anos me afastaram sem direito algum gue tenho direito a recorrer contra essa covsardia da epoca segundo dos governos militares.
Mario Fernandes Pereira
mariofp2013@gmail.com
.
.
Olá companheiros da Turma 1º de 1980 de 14/01, gostaria de ter notícias e de encontrar a turma, pois, tenho felizes recordações de um tempo maravilhoso que junto passei ao lado de pessoas boas, tempo este que não volta mais, contudo, seria muito bom poder encontrar amigos e relembrar o passado, valeu gente até breve.
Osmar de Souza
osmarramsosouza@hotmail.com
.
.
Por favor, queria encontrar alguém da 2ª de 85, da B.A.S.P de Guarulhos pois perdi o contato com os meus amigos dessa época… meu nome de guerra era (Evangelista – nº 174 – 3º Pelotão) – Fone (11) 2214.3866 ou Cel (11) 9-5747.6756)
Obrigado.
Ezael Evangelista de Souza
ezaelevangelista@hotmail.com
.
.
Olá amigos, sou da 1ª turma de 1.980, 7º pelotão, sd. flávio 002, nos primeiros três meses na ig, fiz parte da seleção da basp de futebol de campo e salão, depois fui para eaoar, com sds. Damasio, Checheu, Pontes, Alan, Alvimar, Ernesto e Bonafé, os nossos superiores na chefia de cursos, eram Major Guerra e Sgto. Lauro Sérgio, o time de futebol da eaoar, era muito bom com os seguintes jogadores: CB. GOLDBELLE, SD. DAMASIO, SD. ALAN, SD. FLÁVIO E SD. PONTES, com esse time não tinha pra ninguém.
Abraços á todos e fiquem com Deus.
Flávio Alves Santos
flavioa.santos@globomail.com
.
.
Ola sou da 1a. turma de 1976, S1 em 76, CFC em Cumbica 1977, Locado no 4a. EMRA e 1/10 Gp. Av., tive a felicidade de encontrar velhos companheiros no XXIII encontro dos Veteranos de Cumbica, realizado em 05/10/2013. reviver o aprendizado dos bons tempos… sugiro que participem do próximo encontro em 2014
S1-Ítalo SFU.`.
Ítalo Roberto Gallo Ingrao
lord@embalagemplastica.com.br
.
.
Ola sou da 1a. turma de 1976, S1 em 76, CFC em Cumbica 1977, Locado no 4 EMRA e 1/10 Gp. Av., tive a felicidade de encontrar velhos companheiros no XXIII encontro dos Veteranos de Cumbica, realizado em 05/10/2013. reviver o aprendizado dos bons tempos… sugiro que participem do próximo encontro em 2014
S1-Ítalo SFU.`.
Voces, Veteranos de 1976/1977/1979/BASP, sejam multiplicadores, vamos localizar nossos pelotoes e organizar um memoravel encontro.
Ítalo Roberto Gallo Ingrao
lord@embalagemplastica.com.br
.
.
Veteranos da BASP – Convocação
Sou Ítalo da 1a. turma de 1976, CFC/Cumbica, 1977, lotado no 4 EMRA e 1/10 G. Av., vamos nos reunir no próximo encontro dos veteranos que ocorrerá em outubro de 2014, relembrar os saudosos tempos…
TFA.`.
Ítalo Roberto Gallo Ingrao
lord@embalagemplastica.com.br
.
.
Ola Pessoal, complementando meu post acima de 24.novembro.2008 às 15:55, seguem umas fotos minhas e do Quinteiro, no dia da nossa formatura a soldado.
Luís Leite
lacleite@gmail.com
.
.
Sou Ex Cabo ADT da turma de 80, recrutado na Base Aerea de Brasília. Fiz CFC na PA, Trabalhei no CINDACTA, como Operador de computador regime de escala, responsavel pelo suprimento e chefe de turno.
Serviço extremamente estressante, Computadores velhos CII1070 Híbrido (IBM, Borows e CII1070) Sistema Operacional Frances, dava pau direto, mas ainda assim conseguiamos fazer com que tudo funcionasse a contento, comparo o nosso trabalho ao dos pilotos com aeronaves ultrapassadas nas mão e precisavam voar. E pau na maquina.
Saí porque estava muito estressado, todo dia tinha que ficar dando explicações a quem entendia muito pouco do sistema interligado por sorte tinha um chefe que entendia e sabia comandar onde tinha o comprometimento dos comandados apos a saída dele não tinhamos mais o suporte necessário, estavamos perdidos.
Sofrendo de surto psicoticos ia para o serviço sem estar escalado, irritado todo tempo me transformei em parte de uma máquina ruim adoeci e sai.
Aldumiro Geremias Peereira
aldumiro@gmail.com
.
.
Sou ex Cabo, sou da 1ª turma de 1980, fiz o CFC em 1981, era do 4º EMRA, apos o curso do CFC fui transferido para o PAMA-SP, onde permaneçi até junho de 1986, indo para a GCM onde estou até hoje, encontrei alguns irmãos dessa turma pelo face, não entrei com o pedido de anistia pq me falaram que nós não tinhamos direito, mas quem for da 1ª de 80 pode me encontrar no face Cicero Santos.
Um forte abraço a todos.
EX Cabo Passos
Cicero Passos dos Santos
passoscs@ig.com.br
.
.
Sou da 1ª Turma de 79 da BASP fiz o CFC 2ª 79 ,QIGCT fui obrigado a dar baixa em Janeiro de 82 por perseguição de um 2S, o qual me deu 16 dias de cana por ter trocado o serviço, porem ele deu a parte como abandono de posto e fui para o insuficiente, ele queria minha cabeça desde quando entrei na FAB, juntando com pernoites e outras alterações somou-se 31 insuficientes para o enguanjamento ele deu esses 16 dias de sacanagem, Eu tenho direito ou não de recorrer, pois esse 2S sabia que Eu iria subir rapido pois a vaga de 3S já estava nos meus planos pois era só o 1S CT Camargo (CFC) ir para a reserva e era a minha vaga e o Cara (2S Palma) não Gostou, mas ele já foi até pra cova de 7 palmos,…
Luiz Carlos Lopes
oraculodaaguia@yahoo.com.br
Facebook: acesse MaestroLuizCarlosLopes
.
.
…esse tal de Cabo Chagas da 1ª/79 serviu comigo e foi ele que me entregou de Bandeja para o 2s Palma por isso fui obrigado a pedir Baixa , pois senão talves teria Eu aposentado a três anos atrás pelo menos como Capitão MU ou Tem MU , Mas DEUS Sabe o que faz para nos privar de certos acontecimentos , hoje sou Professor de Musica e MAESTRO DE BANDA MARCIAL EX-CBQIGCT 79 4011 LOPES
Luiz Carlos Lopes
oraculodaaguia@yahoo.com.br
Facebook: acesse MaestroLuizCarlosLopes
.
.
Colegas lendo relatos acima solicito entrarmos em contato , pois as reclamações são as mesma, SGT Palma e Henrique Os Carrascos, tenho certeza que o Palma queria Me Ferrar desde os 1º 15 dias de Fab já no estande de tiro quando ele me jogou lama na cara com o coturno, alegando que queria ver se realmente eu iria acertar o alvo novamente, me jogou lama com o coturno quando íamos atirar de peito na lama, KKK ai combinamos em acertar o arame o alvo caiu varias vezes as turmas de 76 a 82 éra foda mas ele sempre me perseguiu por que Eu éra O Corneteiro engrenado e quando ele me olhava torto Eu Mirava a corneta para o Ouvido dele, pois um dia ele me aporrinhou tanto que disse a ele que o único ali que colocava até Brigadeiro de sentido éra Eu ai o Cara Pirou Bicho, ficou fodido e espumando pelo canto da Boca, sofri perseguição desde a minha entrada na FAB.
Luiz Carlos Lopes
oraculodaaguia@yahoo.com.br
Facebook: acesse MaestroLuizCarlosLopes
.
Facebook (Maestro Luiz Carlos Lopes) 1ª79 BASP Q.I.G.C.T – Banda, desejo entrar e contato com o Carlos de Oliveira Santos que foi para Campo Grande.
Luiz Carlos Lopes
oraculodaaguia@yahoo.com.br
Facebook: acesse MaestroLuizCarlosLopes
.
Obrigado! Você acaba de acessar uma página aberta aos internautas interessados em divulgar, neste espaço, textos opinativos como: artigos, contos, crônicas, obras literárias, resenhas e opiniões diversas sobre a nossa sociedade.
É importante esclarecê-lo que as referidas publicações são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O site de notícias www.militarpos64.com.br fica isento de qualquer punição prevista nos códigos civil, criminal, consumidor e penal do Brasil.
Escreva seu Comentário