Memória
Maurício Corrêa, um político no Supremo
O jurista Maurício Corrêa durante votação do STF em Brasília, em 2002
(Alan Marques/Folhapress)
O jurista Maurício Corrêa,
morto nessa sexta-feira em Brasília, aos 77 anos, teve uma trajetória incomum para um magistrado: permeada pela atuação política. Ainda no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), função que exerceu de abril de 2003 a maio de 2004, promoveu articulações para se lançar candidato a governador do Distrito Federal.
.
.
Na chefia da mais alta corte do Brasil, participou ativamente do debate com a oposição ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não raro, reunia-se em Brasília com integrantes de partidos políticos para criticar o governo.
.
Foi o que fez também em entrevista concedida a VEJA em setembro de 2003. “Lula deve ao país e aos seus eleitores uma explicação mais honesta a respeito da agenda adotada. Será que ele fazia aqueles discursos durante a campanha para alcançar o poder e depois mudar de opinião ou foi a realidade do poder que o transformou?”, disse Corrêa na entrevista. Disparou ainda contra os então ministros Antonio Palocci e José Dirceu.
.
Em 2006 tentou unir forças para se lançar candidato à Presidência da República mesmo sem popularidade para pleitear o posto. Queria, ao menos, firmar posição contra Lula. Os planos não foram adiante.
.
Foi na política que o jurista projetou seu nome, antes de compor o Supremo Tribunal Federal. Em 1986, foi eleito senador pelo Distrito Federal para um mandato de oito anos. Participou dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte e desempenhou o cargo de Ministro da Justiça durante o governo Itamar Franco, de 1992 a 1994.
.
Corrêa chegou ao STF por indicação do ex-presidente Itamar Franco, na vaga deixada pelo ministro Paulo Brossard. Tomou posse em dezembro de 1994 e aposentou-se em 2004, como presidente da Corte. Foi substituído pelo ministro Eros Grau. No Supremo, Maurício Corrêa acompanhava a tendência formalista, mas, dentro desse grupo, aproximava-se de posições mais liberais.
.
Postado por Gilvan Vanderlei
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br
Sem Comentários do post " Morreu nesta sexta-feira (17/02) o ex-Ministro e ex-Presidente do STF – Maurício José Correia "
Follow-up comment rss or Leave a TrackbackObrigado! Você acaba de acessar uma página aberta aos internautas interessados em divulgar, neste espaço, textos opinativos como: artigos, contos, crônicas, obras literárias, resenhas e opiniões diversas sobre a nossa sociedade.
É importante esclarecê-lo que as referidas publicações são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O site de notícias www.militarpos64.com.br fica isento de qualquer punição prevista nos códigos civil, criminal, consumidor e penal do Brasil.
Escreva seu Comentário