Nesta terça-feira(04/06), a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, anunciou a rejeição de 265 pedidos de indenização de pessoas que alegavam ter sido perseguidas pela ditadura militar no Brasil. A decisão afeta grevistas da Petrobrás e dos Correios e ex-cabos da Força Aérea.
Em muitos casos, a Comissão de Anistia concluiu que se tratavam apenas de processos trabalhistas e não de perseguição política: “Quando se faz uma greve e é mandado embora, é considerado uma ação trabalhista e não perseguição política”.
De acordo com publicações no Diário Oficial da União, as decisões seguem pareceres do Conselho da Comissão de Anistia produzidos ainda na gestão passada. Além destes, também serão revistos pela ministra os pedidos de anistia que foram proferidos nos últimos anos.
Damares informou que será rigorosa na apuração de quem tem ou não direito ao reconhecimento de anistiado político. Desde o início do governo Bolsonaro, já são quase 500 pedidos negados pela ministra.
Comissão
Em 2002, a Comissão de Anistia foi criada para examinar requerimentos de anistia política, implementar o Memorial de Anistia Política do Brasil e promover ações de reparação e memória sobre o período do regime militar no Brasil.
Em uma entrevista à R7, Damares Alves explicou a mudança do regimento interno da Comissão e disse que quer restringir a entrada de projetos, dar mais celeridade aos pedidos antigos, e concorda com a ideia de encerrar a Comissão, por entender que em algum momento, o trabalho deve ser finalizado.
Fonte: ConexãoPolítica
Postado por Gilvan VANDERLEI
Ex-Cabo da FAB – Atingido pela Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br
3 Comentários do post " À quem interessar possa acompanhar… Política – Fim do “Bolsa Ditadura” – Ministra Damares rejeita mais 265 pedidos de “anistia” "
Follow-up comment rss or Leave a TrackbackPublicado em
Por Thaís Garcia
Fonte: ConexãoPolítica
QUE BOBAGEM É ESTA: Nesta terça-feira(04/06), a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, anunciou a rejeição de 265 pedidos de indenização de pessoas que alegavam ter sido perseguidas pela ditadura militar no Brasil. A decisão afeta grevistas da Petrobrás e dos Correios e ex-cabos da Força Aérea.
1- No dou de 04/06 não tem nenhuma publicação de anistia;
2- Isso de indeferimento de 265 requerimentos é pão dormido e requentado, já que isso já rolou aqui no portal;
3- Foi no DOU de 26/03 que publicou esses 265 indeferimentos, que são de julgamentos havidos quando a Comissão de Anistia estava no MJ, e desses indeferimentos só 2 eram ex praças da FAB;
4-Naquele momento nem uma Comissão de Anistia oficialmente constituída havia, o que só aconteceu com as publicações no DOU de 28/03/2019, disponível nos links abaixo:
No DOU 28/03 Seção 1 páginas 167/168 publica portaria nº 376 aprovando o novo Regimento Interno da Comissão de Anistia.
http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=28/03/2019&jornal=515&pagina=167&totalArquivos=177
http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=28/03/2019&jornal=515&pagina=168&totalArquivos=177
No DOU 28/03 Seção 2 página 47 publica portaria nº 377 dispensando antigos Conselheiros, e a portaria nº 378 nomeando novos Conselheiros.
http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=28/03/2019&jornal=529&pagina=47&totalArquivos=66
Adiante, essa composição da CA/MDH sofreu algumas alterações, informação que também já rolou aqui no portal.
OJSilvaFilho.
Ex-Cabo da FAB atingido pela Portaria 1.104GM3/64
Email: ojsilvafilho@gmail.com
Completando…
Adiante, no DOU de 07/05/2019 publicou alterações na composição da comissão de anistia, através das portarias nº 603, 604 e 795.
OJSilvaFilho.
Ex-Cabo da FAB atingido pela Portaria 1.104GM3/64
Email: ojsilvafilho@gmail.com
Já "sentei a boca" nessa Thais Garcia da tal Conexão Política, para não ficar falando bobagens sobre o que ela não entende.
Aproveitei para dar umas dicas para ela, onde conseguir informações; seja no MDH, ou outras, inclusive aqui mesmo no Portal quando o assunto for ex-Cabos da FAB.
OJSilvaFilho.
Ex-Cabo da FAB atingido pela Portaria 1.104GM3/64
Email: ojsilvafilho@gmail.com
Obrigado! Você acaba de acessar uma página aberta aos internautas interessados em divulgar, neste espaço, textos opinativos como: artigos, contos, crônicas, obras literárias, resenhas e opiniões diversas sobre a nossa sociedade.
É importante esclarecê-lo que as referidas publicações são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O site de notícias www.militarpos64.com.br fica isento de qualquer punição prevista nos códigos civil, criminal, consumidor e penal do Brasil.
Escreva seu Comentário