O Brasil superou ontem, no Itaquerão, o susto do gol da Croácia logo aos 10 minutos do primeiro tempo, virou o jogo e venceu, por 3 a 1, na abertura da Copa do Mundo 2014. O resultado não traduziu a partida, que foi equilibrada, com o adversário sendo superior em alguns momentos. Mas a seleção brasileira soube lidar com a pressão da estreia, reverter a situação e começar o torneio com o pé direito.

Após o pontapé inicial para o Mundial, a seleção se viu em uma situação rara. Diferente do que ocorreu na maioria dos jogos da Copa das Confederações, a equipe de Felipão saiu atrás do marcador no jogo de abertura da Copa. O gol sofrido abalou a seleção nos 15 minutos seguintes, mas o Brasil mostrou boa postura em campo a partir dos 30 minutos do primeiro tempo e o poder de reação permitiu abrir o caminho para a virada.

Neymar e Oscar foram os melhores do setor ofensivo da seleção. Desarmes, arrancadas, dribles, assistências e gols. Por outro lado, Hulk perdeu praticamente todas as jogadas que tentou e Fred apareceu somente para cavar o pênalti inexistente. Os laterais também não estiveram bem na estreia. O gol da Croácia saiu da ausência de Daniel Alves na posição, permitindo o rápido ataque do adversário, que resultou no gol contra de Marcelo.

A partida deixou ainda a impressão de que o Brasil poderá correr grandes riscos se Neymar – que já recebeu um cartão amarelo – não chegar a atuar em algum jogo ou se não conseguir render o esperado. Afinal, passam por ele praticamente todos os lances da seleção, com bolas paradas, assistências e gols.

Para o primeiro jogo do Mundial, o Brasil cumpriu o esperado, venceu a seleção mais difícil do grupo e agradou sua torcida, liderando o Grupo A. O próximo desafio será na terça-feira, 17, quando a seleção enfrenta o México, às 16 horas, aqui, na Arena Castelão. Uma equipe que teve problemas nas Eliminatórias, tem limitações e não deve oferecer grande perigo à seleção brasileira. Se vencer, o Brasil deve encaminhar sua classificação para a segunda fase do torneio.

Texto do jornalista Daniel Santos publicado no Jornal O POVO desta sexta-feira (13)

Veja as fotos sobre a análise do nosso fotográfo Alexandre Battibugli

A estreia da seleção brasileira na Copa de 2014, contra a Croácia, numa Arena Corinthians com mais de 62 mil pessoas, provou que para ganhar o hexacampeonato em casa o Brasil terá que apostar quase todas as suas fichas em Neymar. Foi com dois gols do camisa 10 e outro de Oscar que a seleção venceu por 3 a 1, de virada. Marcelo, contra, marcou pelos croatas. Veja!

gvlima15_jpg
Postado por Gilvan VANDERLEI
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br