- 07/05/2014 16h41publicação
- Rio de Janeiro localização
Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil Edição: Helena Martins
Ex-militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que foram perseguidos durante o regime militar fizeram um ato público hoje (7), em frente ao Clube Militar, na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro. O objetivo foi inaugurar um monumento em memória à verdade e à justiça e em homenagem aos homens e mulheres que resistiram à ditadura militar.
“Esse memorial é dedicado aos militares cassados e perseguidos por defenderem a democracia e os direitos constitucionais. Pela verdade, memória, reparação e justiça, para que não se esqueça e nunca mais aconteça”, registra a placa do monumento.
Um dos militares perseguidos pela ditadura, Belmiro Demétrio disse à Agência Brasil que foi preso quando servia como cabo da Aeronáutica em Canoas, no Rio Grande do Sul. “Fui preso porque me manifestei simpatizante de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro. Depois, fui ameaçado de morte”, conta. Demétrio acabou sendo expulso da Aeronáutica. “Fui dado como subversivo pelo regime”. Depois disso, veio para o Rio de Janeiro, onde mora há mais de 43 anos e trabalha no ramo da construção civil. Anistiado, ele espera receber reparação financeira.
Evaldo Figueiredo também era cabo durante o regime militar e, no início do período ditatorial, servia no setor de arquivo do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (Haaf), na zona oeste do Rio de Janeiro. Ele contou que foi perseguido e expulso da Aeronáutica pela Portaria 1.104/64, que impedia a estabilidade dos cabos. Segundo Figueiredo, a portaria estabeleceu um tempo para soldados e cabos deixarem o serviço militar. “Não podíamos mais continuar na carreira. Foi um ato de arbitrariedade”, definiu.
Depois que saiu da Aeronáutica, ele fez um curso técnico de mecânica pesada no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) e passou a trabalhar no estaleiro Ishibrás e, depois, na empresa francesa Michelin, onde se aposentou.
Figueiredo destacou que, após a assinatura da Lei 10.559, de 2002, pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, foi dado aos militares perseguidos durante a ditadura o direito de reaverem o que perderam. Naquele mesmo ano, ele deu entrada no pedido de indenização na Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, mas ainda não recebeu nada.
Reunidos em seminário na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), os ex-militares da FAB cassados vão elaborar uma carta que será encaminhada à presidenta Dilma Rousseff, narrando a situação dos que foram perseguidos pelos próprios militares. A expectativa é que, décadas depois, a justiça seja restabelecida.
Fonte: EBC Agência Brasil
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br
9 Comentários do post " Militares da FAB perseguidos "
Follow-up comment rss or Leave a Trackback.
Bom dia Brasil, Bom dia Brasileiros, Bom dia Carismos irmaos Fabianos.
Eu confraternismo com os irmaos fabianos Ex-militares perseguidos pela Ditadura. Pela a Inauguraçao do memorial e Cobram Justiça.
Que Deus nos abençoa a toudos os irmaos fabianos e Amigos e toudos.
Vamos juntos p/a uma vitoria em Cristo Jesus. E com DEUS venceremos.
AVANTE BRASIL JUNTO A JUSTIÇA. E AU EX.CAMPIAO DO MUNDO.
A COPA E NOSSA.
JESUS VOS AMA.
Milton Andrade Braga
miltonandradebraga@hotmail.com
.
.
Ex Cabo pos 64 injustiçado portaria 1.104GM3/64. esta carta mais uma para ficar no fundo da gaveta. igual esta acontecendo adpf 158 que está no STF a mais de ano no fundo da gaveta ninguem consegui tirar de lá abraço a todos colegas.
Ernani Dias de Carvalho
ernanidias@oi.com.br
.
.
É com muito orgulho, que entro em Senna para externar minha gratidão a esses grandes heróis Fabianos. É isso mesmo, não desistir nunca, não parem, DEUS esta no CONTROLE, essa nossa Anistia é promessa de DEUS, ela virá em nome de JESUS. (CB 70 Sebastião), tb pós-64 a nossa Presidente não sabe a quantidade de votos que vai perder ser não nos anistiar – Amigos velhos camaradas (Sargentos,Cabos, Soldados de 2ª e 1ª Classe e Taifeiros), Vamos votar em massa nessa na Presidente Dilma se ela nos Anistiar.
Conclamo todos, por favor, vossos familiares enfim todos, quem ajuda tb precisa ser ajudado. são milhares de familias, milhares de votos. Vamos aguardar, tenham calma, a nossa Presidente tem um Coração de Ouro, conhece o sofrimento dos que sofrem.
Esperem só mais um pouquinho, a Vitória virá das Mãos de Deus, através desta Grande Presidente que nós temos. Somos FAB, somos Coração, somos Irmãos, acima de tudo brasileiros.
Que DEUS abençoe a todos. "EU PERTENÇO AO DEUS ETERNO"
Sebastião Araujo da Costa
Sebastiaocosta@sac.com.br
.
.
Saudação aos companheiros fabianos,
Acreditar sempre, desistir nunca.
O mês de Outubro esta chegando, só depende de nos.
Vamos á Urna.
Daniel Silva Souza
daniels302@yahoo.com.br
.
.
O STF, julgou o ARE 799908, referente a pedido de promoção a Coronel, da consultoria da Luchesi, de um anistiado de Marinha.
Firmou jurisprudencia que promoção de anistiados por antiguidade ou merecimento devem ocorrer dentro da mesma carreira que pertencia quando na ativa, capitão.
Queiroz
José Alberto de Queiroz
Ex-3ºSgt da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
m.a.e.r@globo.com
.
.
É isso aí companheiros, vamos continuar lutando sem parar que a vitória será nossa.
Aproveito para registar os nossos agradecimentos a equipe de linha de frente de nossa causa: Carlos Conceição (Bahia), Walter Gomes (Pará), Cardoso (Brasília), Edinardo Fernandes (Brasília), Marcos Sena (Recife), Gilvan Vanderlei (Recife) e tantos outros que sacrificam parte das suas vidas pela nossa Causa Comum.
E temos certeza que vamos conseguir e conseguiremos os nossos direitos já adquiridos por Lei.
Bernardino CARDOZO NETO
Ex-Cabo da FAB vítima da Portaria 1.104GM3/64
Email: sagraba@terra.com.br
.
.
Desejo saudar a todos, que unidos e com gesto de muito orgulho, participaram do "Seminário" no auditório da ABI no Rio de Janeiro, sobre a perseguição dos militares aos seus próprios militares nos idos de 1964.
Daqui fico rezando para o sucesso da carta que será enviada à Presidenta Dilma sobre a ANISTIA desse grupo de militares que aguardam ansiosos pelo cumprimento da "Lei 10.559".
Rubens ARAGÃO Passos
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail rubensaragaopassos@hotmail.com
.
.
É fácil é só ver nos arquivos os nemes e endereço do pessoal que foi desanistiados, ver n° dos processos com os referidos nomes, votaremos, pelo menos eu e minha família, vamos VOTAR, quem ajuda merece ser ajudado tb. Porque não?
Sebastião Araujo da Costa
sebastiaocosta@sac.com.br
.
Boa Noite!!
Sou filha de um ex.Cabo vitima da portaria.
Gostaria de saber com os companheiros se já começaram a pagar os atrasados?? de alguma turma.
Um abraço fik com Deus.
Ana Cristina da S. Jesus
anacristina_acsj@yahoo.com.br
.
Obrigado! Você acaba de acessar uma página aberta aos internautas interessados em divulgar, neste espaço, textos opinativos como: artigos, contos, crônicas, obras literárias, resenhas e opiniões diversas sobre a nossa sociedade.
É importante esclarecê-lo que as referidas publicações são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O site de notícias www.militarpos64.com.br fica isento de qualquer punição prevista nos códigos civil, criminal, consumidor e penal do Brasil.
Escreva seu Comentário