.

.

NOTA OFICIAL DE PESAR PELO FALECIMENTO DO HERÓI BRASILEIRO BRIGADEIRO RUI B. MOREIRA LIMA

 

A ASANE, ADNAPE e ADNAM juntas, manifestam o pesar de todos os seus associados pelo falecimento do Brigadeiro-do-Ar Rui B. Moreira Lima, de 94 anos, herói e veterano da 2ª Guerra Mundial reconhecido pelos governos francês e americano, fundador da Associação Democrática e Nacionalista dos Militares (ADNAM) e apoiador da causa dos militares da Aeronáutica perseguidos pela Portaria nº 1.104/GM3/1964, ocorrido na madrugada de hoje (13/08), no Hospital Central da Aeronáutica, às 4h30m.

O Brigadeiro Rui Moreira Lima foi um verdadeiro herói brasileiro, que se dedicou toda a sua vida às causas democráticas, seja em 94 missões durante a 2ª Guerra Mundial, combatendo os nazistas e fascistas, seja pelo seu firme posicionamento contra a ditadura militar instalada no Brasil após 1964, o que acarretou a sua prisão por três vezes.

O brigadeiro, em razão do seu espírito democrata e justo, sempre deu o seu incondicional apoio à causa dos praças da Aeronáutica perseguidos pela Portaria nº 1.104/GM3/1964. Por ser profundo conhecedor da história brasileira e, mais especificamente, das perseguições empreendidas pelo regime militar aos que se opunham a ele, o brigadeiro afirmava, com todas as letras, para quem quisesse ouvir, que a Portaria nº 1.104/GM3/1964 foi um ato de exceção de natureza exclusivamente política que atingiu os praças da Aeronáutica.

Ficam a trajetória e o exemplo desse verdadeiro herói brasileiro para que continuemos a perseguir o verdadeiro reencontro da nação brasileira com ela mesma, por meio da elucidação e reparação dos crimes cometidos pela ditadura brasileira que perdurou de 1964 a 1985.

Atenciosamente, ASANE, ADNAPE e ADNAM.


asane@asane.org.br

 

gvlima15_jpg

Postado por Gilvan VANDERLEI
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64

E-mail gvlima@terra.com.br