LUTO – FAB chora a perda do herói Major-Brigadeiro Rui Moreira Lima
Aviador cumpriu 94 missões de combate na Segunda Guerra Mundial e foi autor do livro Senta a Pua
13 de Agosto, 2013 – 11:22 ( Brasília )
O homem se fez mito. O mito grandioso, magnânimo, extraordinário. O mito guerreiro. O mito-herói. O herói-homem. Em cada linha do rosto com suas impressões do tempo, cabiam mais de mil histórias. Mas, história não morre. Herói não morre. Mito não morre. Nele, havia mais. Havia o olhar brasileiro, daqueles guerreiros da Nação que são lembrados indefinidamente. Se é certo que será sempre momento de evocar a sua memória, é fato também que, neste dia 13 de agosto de 2013, a Força Aérea Brasileira chora, consternada, a perda do herói Major-Brigadeiro Rui Moreira Lima, aos 94 anos de idade, no Rio de Janeiro. Ele morreu às 3h30 no Hospital Central da Aeronáutica, onde estava internado havia dois meses. Herói da 2ª Guerra Mundial como piloto do 1º Grupo de Aviação de Caça, foi responsável por realizar 94 missões com a aeronave P-47 no front de combate.
O corpo do lendário oficial-general será velado a partir das 11h30 no auditório do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), no Rio de Janeiro. O sepultamento está previsto para as 16 horas no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo. Era casado com Dona Julinha.
A dor do momento não sobrepuja a alegria da existência desse homem. Sempre tão lúcido, costumava desfilar sua memória impecável com detalhes sobre fatos ocorridos há seis décadas. O senso de observação diferenciado transformou feitos em histórias recontadas com minúcias.
Disfarçava não ser um protagonista. “Rui, que foi um dos mais destacados combatentes nos céus da Itália , fala de tudo e de todos, mas pouco dele mesmo, ou das 94 missões que executou sobre as tropas alemãs”, disse certa vez o patrono da aviação de caça do Brasil, Brigadeiro Nero Moura.
O Major-Brigadeiro Rui foi autor do livro Senta a Pua!, que inspirou também um documentário do mesmo nome. No livro e no filme fez ecoar a incrível trajetória dos militares brasileiros na campanha vitoriosa durante a batalha. Era preocupado em não deixar se apagar a epopéia que ele e seus colegas viveram. Sua obra transformou-se em leitura de referência e palavras que provocavam lágrimas e sorrisos por onde passava. Não ter sua presença física amanhã naquelas palestras que arrancavam aplausos empolgados deixa silêncio, mas não o vazio.
O luto da Força Aérea Brasileira tem um som mais alto. Agora, diferente de todos os outros momentos, cabe a honra de se prestar a tradicional saudação Adelphi dos caçadores ao Major-Brigadeiro Rui.
“-1,2,3…
– Palmas!
– Adelphi!”
É impossível não ouvir a melodia de “Carnaval em Veneza” e a voz do Brigadeiro Rui, vibrante com a história que ajudou a construir, trazendo os amigos consigo. Em entrevistas para veículos de comunicação da FAB, o herói lembrava características pessoais e profissionais dos seus colegas na guerra. “Viramos irmãos”, dizia.
Retratou todos os “irmãos” com seus brilhos singulares. Nunca fez questão de falar de si mesmo e denotava a alma modesta que guerreiros e heróis têm. Dizia-se inspirado pelo exemplo do pai. Palavras do desembargador Bento Moreira Lima, contidas em uma carta escrita em 1939, eram o seu “vade-mécum da vida militar”. Na carta está que “Obediência aos teus superiores, lealdade aos teus companheiros, dignidade no desempenho do que te for confiado…”. O filho seguiu o conselho. Virou guerreiro e herói. Foi além. O legado sobrevive forte e sempre tão lúcido.
94 missões na 2ª Guerra e uma volta para casa emocionante
Durante a 2ª Guerra Mundial, o então Tenente Rui Moreira Lima fez nada menos do que 94 missões, por isso considerado herói brasileiro no front. A primeira missão ocorreu no dia seis de novembro de 1944 e a última no dia 1º de maio de 1945. Sempre sob o fogo cerrado da artilharia alemã. “Em cada missão, eram mais de duas horas e meia no combate ao inimigo. Foi bastante difícil para todos”, comentava.
Cada dia na Itália foi registrado em uma caderneta que o Brigadeiro guardava em casa como uma verdadeira relíquia. Também na caderneta está o voo mais emocionante de sua vida, o de volta para o Brasil após a vitória no combate.
“Quando fui para a guerra, deixei minha mulher grávida. Ao pisar no chão brasileiro, fui direto ao encontro de minha mulher e minha filhinha que já havia nascido”, relembrou o Brigadeiro em entrevista à Aerovisão. No reencontro, e emoção e a maior recompensa que poderia imaginar, o sorriso da filha. Foi uma grande vitória do herói.
Desde 1939 – O maranhense da cidade de Colinas nasceu em junho de 1919. Aos 20 anos de idade, já era cadete da escola militar de Realengo, no Rio de Janeiro. Ingressou na Força Aérea Brasileira assim que a instituição foi criada, em 1941. Costumava repetir que atuar no Correio Aéreo Nacional foi um grande aprendizado para os pilotos de caça que iriam participar da guerra. “No Brasil, aprendemos a voar em situações bastante adversas. Quando chegamos na guerra, os americanos ficaram impressionados conosco”.
O Brigadeiro Rui falava sempre com muita tristeza a respeito dos companheiros do Grupo de Caça que foram abatidos nas linhas inimigas. Considerava-os heróis e ficou obstinado por contar as histórias na guerra bastante difundidas no meio militar e pouco conhecidas por toda a sociedade. “Temos que gritar Senta a Pua!, cantar o Carnaval em Veneza, encenar a Ópera do Danilo. Essa é a nossa história”, bradava o herói. Histórias que ficaram muito mais conhecidas por causa do Brigadeiro-do-Ar Rui Moreira Lima. As canções entoadas, a partir de agora, também glorificarão o legado desse homem histórico.
Assista o vídeo clicando em “Start”.
Fonte: O defesaNet
Postado por Gilvan VANDERLEI
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br
12 Comentários do post " LUTO – FAB chora a perda do herói Major-Brigadeiro Rui Moreira Lima "
Follow-up comment rss or Leave a TrackbackQue DEUS leve-o para seu lado e abaixo de DEUS mostrou o caminho ele foi o caminho da verdade.
Roberto Antonio Pagano
Onossoheroieexemplo. x
pagano.roberto@hotmail.com
.
NÃO SÓ A FAB PERDEU UM HERÓI, O BRASIL, NÓS BRASILEIROS O PERDEMOS, NÓS FABIANOS PERDEMOS O NOSSO PATRONO, NOSSO ELO, NOSSO DEFENSOR.
ESSE DIA JAMAIS SERÁ ESQUECIDO E EM CADA VITÓRIA NOSSA, ESTARÁ PRESENTE ( IN MEMORIAM ) O NOSSO QUERIDO MAJ.BRIG RUI MOREIRA LIMA (PRESIDENTE DA ADNAM).
EM MEU NOME E EM NOME DE TODOS OS VITIMADOS DA PORTARIA 1.104/GM3/1964 DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, DEIXAMOS OS VOTOS DE PÊSAMES, À FAMÍLIA ENLUTADA.
Jeovah Gomes de Oliveira
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail jeovahgomes@hotmail.com
.
Deus cuidará de ti no teu viver no teu sofrer
Seu olhar te acompanhará Deus velará por ti.
Nos choramos a perda do Herói Major-Bigadeiro Rui Moreaira Lima
Que o SENHOR TE ABENÇOE.
Milton Andrade Braga
miltonandradebraga@hotmail.com
.
Tudo que se possa falar é muito pouco Ele foi um dos maiores aviadores da nossa Força Aérea .
Sem mais comentários DEUS O RECEBA NOS CÉUS DO NOSSO BRASIL.
Roberto Novoa Vaz
ronovaz@ig.com.br
.
Adelphi!”
Ao nosso melhor amigo de fab irmão de alma jovem essa e a minha homenagem letra do bruno mars. joão batista,jussara e rosangela sarah. manaus-am
Se algum dia você se encontrar presa bem no meio do mar
Eu velejarei pelo mundo todo para te encontrar
Se algum dia você se encontrar perdida na escuridão, e
Não puder ver
Eu serei a luz a te guiar
Descubra do que somos feitos
Quando nos chamam para ajudar nossos amigos necessitados
Você pode contar comigo como um, dois, três
Eu estarei lá
E sei que quando eu precisar, posso contar com você como
Quatro, três, dois
E você estará lá
Porque é isso que os amigos devem fazer
Oh sim
Wooooh, wooooh
Se você estiver se sacudindo e se virando
E você simplesmente não consegue adormecer
Eu vou cantar uma canção ao seu lado
E se você esquecer o quanto você significa para mim
Todos os dias eu vou lembrá-la
Oh
Descubra do que somos feitos
Quando nos chamam para ajudar nossos amigos necessitados
Você pode contar comigo como 1 2 3
Eu estarei lá
E sei que quando eu precisar, posso contar com você como
Quatro, três, dois
E você estará lá
Porque é isso que os amigos devem fazer
Oh sim
Wooooh, wooooh
Você sempre terá o meu ombro quando você chorar
Eu nunca vou te deixar, nunca vou dizer adeus
Você pode contar comigo como 1 2 3
Eu estarei lá
E sei que quando eu precisar, posso contar com você como
Quatro, três, dois
E você estará lá
Porque é isso que os amigos devem fazer
Oh sim
Wooooh, wooooh
Você pode contar comigo porque eu posso contar com você o ringtone de músicas »
Rosangela Sarah Melo
potos2008@hotmail.com
.
NOTA OFICIAL DE PESAR PELO FALECIMENTO DO HEROI BRASILEIRO BRIGADEIRO RUI MOREIRA LIMA
A ASANE, ADNAPE E ADNAM juntas, manifestam o pesar de todos os seus associados pelo falecimento do Brigadeiro-do-Ar Rui B. Moreira Lima, de 94 anos, herói e veterano da 2ª Guerra Mundial reconhecido pelos governos francês e americano, fundador da Associação Democrática e Nacionalista dos Militares (ADNAM) e apoiador da causa dos militares da Aeronáutica perseguidos pela Portaria nº 1.104/GM3/1964, ocorrido na madrugada de hoje (13/08), no Hospital Central da Aeronáutica, às 4h30m.
O Brigadeiro Rui Moreira Lima foi um verdadeiro herói brasileiro, que se dedicou toda a sua vida às causas democráticas, seja em 94 missões durante a 2ª Guerra Mundial, combatendo os nazistas e fascistas, seja pelo seu firme posicionamento contra a ditadura militar instalada no Brasil após 1964, o que acarretou a sua prisão por três vezes.
O brigadeiro, em razão do seu espírito democrata e justo, sempre deu o seu incondicional apoio à causa dos praças da Aeronáutica perseguidos pela Portaria nº 1.104/GM3/1964. Por ser profundo conhecedor da história brasileira e, mais especificamente, das perseguições empreendidas pelo regime militar aos que se opunham a ele, o brigadeiro afirmava, com todas as letras, para quem quisesse ouvir, que a Portaria nº 1.104/GM3/1964 foi um ato de exceção de natureza exclusivamente política que atingiu os praças da Aeronáutica.
Ficam a trajetória e o exemplo desse verdadeiro herói brasileiro para que continuemos a perseguir o verdadeiro reencontro da nação brasileira com ela mesma, por meio da elucidação e reparação dos crimes cometidos pela ditadura brasileira que perdurou de 1964 a 1985.
Atenciosamente, ASANE, ADNAPE e ADNAM
asane@asane.org.br
.
O nosso grande herói e defensor Brig.Rui Moreira Lima voou para a eternidade, onde não existem guerras, perseguições e falta de respeito com nossos heróis, fique com Deus Brig. Rui!.
De hoje em diante voarás bem junto de nosso Pai Celestial e sempre em Céu de Brigadeiro.
Obrigado Comandante,Você nos deu uma lição vida infinitamente positiva!!!
Moacyr Antonio
moacyr-antonio@bol.com.br
Maj Rui Barbosa Moreira Lima, nós anistiados e anistiandos, gostaria de desejar a V. Excia, que sejais recebido junto ao nosso Deus, como fóra sua pessoa aquí nesta terra, um homem justo, honesto, e injustiçado pelos homens da terra.
Descanse em paz
por aroldopintogoncalves@gmail.com
Aroldo Pinto Gonçalves
Ex-Cabo da FAB vítima da Portaria 1.104GM3/64
Email: aroldopintogoncalves@gmail.com
.
= = = = = = = = = = =
?? AMIGO ??
= = = = = = = = = = =
Sim, amigo.
ÔÔÔ.. todos aí.. , ou melhor: ? Ôôô .. Senhor onipotente, onisciente, onipresente:
Guardai em bom lugar o nosso AMIGO.
= = = = =
= = = = =
Ainda me encontro “engasgado”, obstruído…, pois, perdemos O GRANDE AMIGO !
SÃO MAIS DE 24 HORAS tentando escrever algo a respeito…, difícil ! , dificílimo. DÓI.
Vida que segue… , descanse!
Vamos lá:
Eu aprendi com o grande Vinicius de Moraes (poeta, diplomada, intelectual, jurista e sambista),a quem muito reverencio ainda nos dias hoje, que o sentimento da “AMIZADE” é muito mais nobre do que o sentimento do “AMOR”…
Parece estranho…, mas não é.
Desse aprendizado, eu extraí:
1 – “Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos”.
2 – “Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.”
3 – “E às vezes, quando os procuro, noto que eles não têm noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí.”
4 – “E me envergonho, porque essa minha prece é em síntese, dirigida ao meu bem estar.
Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.”
5 – “A gente não faz amigos, reconhece-os.”
Mesmo não sendo parente (consangüíneo, ou por afinidade, ou colateral) já chorei e me sensibilizei por algumas pessoas (aparentemente distantes) como o Papa João Paulo II (Karol Józef Wojty?a), Vinicius de Moraes, o Airtom Sena, Chico Xavier, e tantos outros “não tão contemporâneos”, como Charles Chaplin (pensador), sem nenhum demérito para tantos, personagens como Martin Luther King, Abraham Lincoln, John Kenedy nos EE.UU, Mahatma Gandhi, na Índia; Joaquim José da Silva Xavier, Alberto Santos Dumont, Luis Alves de Lima e Silva, Machado de Assis, Luiz Gonzaga, Rui Barbosa, E MUITOS OUTROS… , a lista é grande.
PESSOAS “RECONHECIDAS COMO AMIGOS”
E, de alguns anos para cá… um Maranhense, da Cidade de COLINAS, que resolveu “VOAR” ainda muito jovem, ao ponto de chegar a ser um dos mais destacados combatentes nos céus da Itália, durante a II Guerra Mundial, entrou para a minha lista. ? ISTO SÓ FEZ ENGRANDECER AINDA MAIS O MEU ROL DE “RECONHECIMENTOS”.
Diria: o time se fortaleceu…
Só que agora…, ele foi para o time dos céus.
Mas…, como disse o Jackson Gomes Esteves:
“DESCANSE EM PAZ BRIGADEIRO, QUE DEUS O TENHA EM SUA DIVINA GLÓRIA.”
Inclusive, descanse deLLes que não tiveram sagacidade para reconhecer um HERÓI.
Faço minhas as palavras do Jeovah Gomes de Oliveira, do Moacyr e do Aroldo.
Meus respeitos a sua excelência AMIGO…, e, meus sentimentos à família.
PEDRO GOMES.
É como vê PEDRO GOMES — querendo saber e acertar mais…
Ex-3ºSgt da FAB – preso político em 1976 por DUAS VEZES, como suspeito de subversivo, anistiando desde 2002.
Email: perogo@ig.com.br
.
.
Não deixem de clicar para assistir o Slide abaixo:
PEDRO GOMES
É como vê PEDRO GOMES — querendo saber e acertar mais…
Ex-3ºSgt da FAB – preso político em 1976 por DUAS VEZES, como suspeito de subversivo, anistiando desde 2002.
Email: perogo@ig.com.br
.
.
A FAB chora ?
Há controvérsias…
=====================================
Ôôô…, todos aí:
Sugiro aos colegas de infortúnio, “ex-fabianos”, que forem ao SEMINÁRIO DOS 34 ANOS DE ANISTIA em Brasília, no dia 28 de agosto, que levem FAIXAS e/ou CARTAZES para lembrar ao Deputado Chico Lopes e à Senadora Ana Rita que nós estamos esquecidos por esse Governo, pelas autoridades públicas atuais…, incluindo-se aí os “nobres” Parlamentares da Comissão Especial e da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Parcipativa, como é o caso da Senadora e do Deputado citados…
FAÇAM DIZERES aludindo que:
a) numa visão curta, aguardamos pelo Deputado Chico Lopes há mais de dois anos…
b) numa visão média, aguardamos por nossa ANISTIA há mais de 10 (dez) anos…
c) numa visão ampla…, o artigo 8º do ADCT é do ano de 1988 = há mais de 20 (vinte) anos…
? ? ?
LEMBREM TAMBÉM — em seus cartazes e faixas — QUE:
1) a prioridade para os idosos…, é ABSOLUTA !!!
2) como disse o grande José Bezerra…, os anistiandos ESTÃO MORRENDO sem receber seus direitos.
3) há, no caso, DESDÉM para com os IDOSOS !!! —? Chico Lopes não fez nada de eficaz pelos anistiandos!
4) o DESDÉM é tipificado pelo Estatuto do IDOSO como um CRIME
5) todas as normas jurídicas pertinentes exigem “EFICIÊNCIA” dos Agentes Públicos.
? ? ?
NO MEIO DOS CARTAZES sérios…, acima sugeridos, sugiro também que haja um cartaz dizendo assim::
JÁ ESTAMOS CANSADOS DE BATER PALMAS PARA INEFICAZES e CORRUPTOS DA ANISTIA FALAREM.
Já basta a sacanagem, que durante mais de uma década, tanto o Governo, o MP, a AGU, o MJ, o MD, o Judiciário, dentre outros, fizeram com o Brigadeiro Rui, bem lembrado pelo Jaime Nascimento. —?”CORRUPTOS” e “SACANAGEM” ! – SIM !!! —? Corruptos e Sacanagem, no sentido de:
a) CORROMPIDOS;
b) Que sofreu alteração (para pior); que perdeu (algumas de) suas qualidades originais;
c) CORROMPIDOS; ADULTERADOS; DESVIRTUADOS; DETURPADOS;
d) Que é venal e desonesto, lesa o Estado, a sociedade, e, no caso, os destinatários da ANISTIA.
e) SACANAGEM no sentido de deboche, gracejo ou ludibrio; BANDALHEIRA; SACANICE.
f) e ainda, no sentido de deslealdade ou de maldade; ato que fere os padrões do procedimento LEGAL e MORAL comum.
PEDRO GOMES.
É como vê PEDRO GOMES — querendo saber e acertar mais…
Ex-3ºSgt da FAB – preso político em 1976 por DUAS VEZES, como suspeito de subversivo, anistiando desde 2002.
Email: perogo@ig.com.br
.
PEDRO, DISSESTE TUDO…! Resta-me somente dizer: "DESCANSE EM PAZ BRIGADEIRO! QUE DEUS O TENHA NA SUA EM SUA DIVINA GLÓRIA" S1-PATRIOTA.
José Patriota de Araújo
Ex-Soldado da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail patriotape@hotmail.com
.
Obrigado! Você acaba de acessar uma página aberta aos internautas interessados em divulgar, neste espaço, textos opinativos como: artigos, contos, crônicas, obras literárias, resenhas e opiniões diversas sobre a nossa sociedade.
É importante esclarecê-lo que as referidas publicações são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O site de notícias www.militarpos64.com.br fica isento de qualquer punição prevista nos códigos civil, criminal, consumidor e penal do Brasil.
Escreva seu Comentário