Direito à verdade

Tereza Cruvinel

(…)

A partir de maio, a Comissão da Verdade terá apenas um ano para concluir seus trabalhos e apresentar o relatório final. Como até agora os resultados são escassos, há desejo, embora não consenso, sobre um pedido de prorrogação à presidente Dilma. O que a Comissão apurou demais relevante era sabido: Rubens Paiva foi preso pelo DOPS antes de sumir e Vladimir Herzog não se matou, morreu sob tortura. A Comissão ajudou, jogou luz sobre os dois casos mas a verdade era conhecida. Para o segundo semestre, o conselheiro Claudio Fonteles promete novidades sobre a matança o Araguaia mas o déficit continuará grande.

Se a prorrogação for pedida e atendida, a Comissão podia começar reorganizando sua estrutura e ajeitando as lentes de seu foco. É simples. A verdade sobre os crimes da ditadura tem três focos.

1. Quantos e quais são os brasileiros desaparecidos;

2. Quem, do outro lado, compunha a cadeira de comando do terror de Estado;

3. Qual foi o papel do regime brasileiro na Operação Condor.

Os comandantes e seus executores não serão presos. Uns estão mortos, os vivos estão protegidos pela Lei da Anistia. Mas se toda a verdade não for revelada, o Estado não poderá assumir sua responsabilidade e pedir desculpas públicas, como ocorreu em outros países que enfrentaram a questão.

(…)

Fonte da notícia: 

Correio Braziliense - DF

Correio Braziliense – DF
23.04.2013 – 06:10hs

 

 

Comentários:

 

Rubens Aragão Passos
Enviado em 23/04/2013 as 13:52 disse: 

 

Saiu no Correio Braziliense do dia 23/04/2013 sobre a Comissão da Verdade – Título: "DIREITO A VERDADE".

Em certo momento a jornalista diz que a CNV se a prorrogação for pedida, a "…Comissão podia começar reorganizando sua estrutura e ajeitando as lentes de seu foco…", e continua: "…Os comandantes e seus executores  não serão presos…"

Pergunto: e nós anistiandos (FABIANOS) prejudicados por esses "comandantes", para estes, a Lei de anistia já os perdoou?!… e nós anistiandos, como ficaremos?
.


Rubens Aragão Passos

rubensaragaopassos@hotmail.com

.

 
gvlima15_jpg
Postado por Gilvan Vanderlei
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br