21/11/2011 – 07h40 | Atualizada em 26/11/2011 – 12h09
Aeronáutica recomendou aproximação de militares com TCU
por RODRIGO VIZEU
DE SÃO PAULO
.
Militares de alta patente da Força Aérea Brasileira recomendaram a seus subordinados a criação de laços “amistosos” com funcionários do TCU (Tribunal de Contas da União), responsável por fiscalizar a força.
Os documentos, de 2009, são assinados por tenentes-brigadeiros, a mais elevada patente da Aeronáutica.
Os comandantes recomendaram que os fiscais do TCU fossem convidados para “confraternizações” da FAB.
A Folha recebeu a documentação pelo Folhaleaks, canal criado pelo jornal para receber dados e documentos.
Em janeiro daquele ano, o tenente-brigadeiro Neimar Dieguez Barreiro, então secretário de Economia e Finanças da FAB, escreveu ofício em que disse que “cabe alertar” para o “volume cada vez mais expressivo de demandas” do TCU, da Procuradoria e do Judiciário, “tendo por motivação denúncias“.
O militar, hoje na reserva, afirmou que, “antevendo (…) auditorias“, os militares fossem orientados a “estabelecer contato amistoso” com os secretários do TCU, “convidando-os a eventos”. O ofício deu endereços e telefones dos secretários de todo o país.
Em agosto de 2009, o tenente-brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura, novo secretário de Finanças e até hoje na função, enviou ofício ao 4º Comando Aéreo Regional. Defendeu a construção de “laços profissionais e amistosos” com o TCU e que fiscalizações ocorressem em “ambiente de harmonia”.
Em nota, a FAB disse que as orientações dos documentos tinham o intuito de alertar os comandantes sobre as “prerrogativas” dos órgãos. A força defendeu as ordens e disse que “a harmonia das relações não pressupõe o comprometimento do profissionalismo“.
Clique na imagem para ampliar.
Editoria de Arte/Folhapress
2 Comentários do post " REVIVAL: Documento do COMAER de 2009 orienta que subordinados criem “laços amistosos” com o Tribunal de Contas da União (TCU) "
Follow-up comment rss or Leave a Trackback.
ôôô… todos aí:
Já disse o Jornalista Carlos Newton:
“Se a Justiça realmente funcionasse, a impunidade diminuiria muito e o Executivo e o Legislativo não seriam tão corruptos. Por isso, o Judiciário é o Poder principal e, por isso, que precisa sofrer uma “lavagem terapêutica”. Mas se depender de “juristas” como Cezar Peluso, isso não acontecerá nunca.”
É NECESSÁRIO QUE TODA A MATÉRIA SEJA BEM DIVULGADA…
.
É como viu PEDRO GOMES.
Ex-3Sgt – preso político em 1976 por DUAS VEZES, como suspeito de subversivo, anistiando desde 2002.
Email: perogo@ig.com.br
.
.
Assunto: Constituição Cidadã?
Meu caro PEDRO:
Gosto muito de ler os seus comentos, mas vamos para franqueza, quando o Direito cambaleia e a Justiça se esfarela.
Assim falou, “Constituição Cidadã”, dita da boca do Deputado Federal constituinte, Dr. Ulisses Guimarães no plenário do Congresso Nacional, que a mesma era uma das mais avançada do mundo, mas não falou que ela iria fazer justiça neste país.
E disse também, ai daquele que a tocasse, que a ferisse.
E agora, o que vemos desde a sua promulgação, é tudo ao contrário, uma verdadeira zombaria, ferem, rasgam e nada acontece.
Os responsáveis pela sua defesa, pela sua proteção, entraram na farra da corrupção, seguindo o mau exemplo de outros…
Quem imaginaria que as nossas Forças Armadas um dia seria maculada pela corrupção.
Aí está, para inglês vê…
E o mais interessante de tudo isso, é que ninguém vai preso.
Ái se fosse coisa de soldado, de cabo e de sargento, era muita gente presa.
Será porque esses oficiais de alta patente são muito bem protegidos pelo Governo Federal?
Cadê a autoridade da Presidente Dilma?
Sinto que a nossa Presidente anda muito abafada, certamente temendo alguma quartelada no seio da Força Aérea Brasileira. Será Pedro?
S1-PATRIOTA, vítima da Portaria 1.104-GM3
.
JOSÉ PATRIOTA DE ARAÚJO.
Ex-Soldado da FAB vítima da Portaria 1.104GM3/64
Email: patriotape@hotmail.com
.
Obrigado! Você acaba de acessar uma página aberta aos internautas interessados em divulgar, neste espaço, textos opinativos como: artigos, contos, crônicas, obras literárias, resenhas e opiniões diversas sobre a nossa sociedade.
É importante esclarecê-lo que as referidas publicações são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O site de notícias www.militarpos64.com.br fica isento de qualquer punição prevista nos códigos civil, criminal, consumidor e penal do Brasil.
Escreva seu Comentário