Em 30/04/2011
Fotos de Isaac Amorim
49ª Caravana da Anistia chega outra vez ao Rio de Janeiro
.
No último sábado (30/04), a cidade do Rio de Janeiro recebeu a 49ª Caravana da Anistia – atividade itinerante da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça que analisa e julga processos de ex-perseguidos políticos.
Participaram da cerimônia de abertura, iniciada às 14h30, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI/Rio), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o presidente da Comissão de Anistia da Pasta, Paulo Abrão Pires Junior.
Em parceria com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI/Rio), o evento integrou as comemorações dos dez(10) anos da Comissão de Anistia e os três(3) anos das caravanas que já percorreram quase todo o país. A primeira caravana da Anistia aconteceu, em abril de 2008, nas dependências da ABI/Rio.
A caravana do Rio de Janeiro julgou sete(7) processos de ex-presos e perseguidos políticos. Foram jornalistas, advogados, professores e servidores públicos que lutaram pela democracia no Brasil e contra o regime militar (1964-1985).
Além da solenidade de abertura e da sessão especial de julgamento, a 49ª Caravana da Anistia ainda homenageou o Brigadeiro Rui Moreira Lima. Piloto militar de caça brasileiro e um dos três únicos caçadores veteranos da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial ainda vivos. Com 92 anos, Moreira Lima é autor de dois livros – “Senta a Pua” e “O Diário de Guerra”.
Até março de 2011, mais de 16 mil pessoas acompanharam as 48 edições do projeto. Cerca de mil requerimentos já foram julgados durante as sessões.
(…)
Imagens capturadas do Evento
Clique na imagem para ampliar.
-o-o-o-o-o-
-o-o-o-o-o-
-o-o-o-o-o-
-o-o-o-o-o-
-o-o-o-o-o-
-o-o-o-o-o-
-o-o-o-o-o-
Clique na imagem para ampliar.
5 Comentários do post " 49ª Caravana da Anistia na Associação Brasileira de Imprensa/RJ "
Follow-up comment rss or Leave a TrackbackVeja e ouça o que Sarney disse: Estava de Bem com a Aeronáutica.
http://www.youtube.com/watch?v=LoL_AXn4wNo&feature=player_embedded
.
Que foi uma justa homenagem não se tem dúvidas seria mais produtiva que o Ministro da Justiça levasse os processos de anistiando da FAB e colocasse em julgamento e não apenas o do Brigadeiro, pois, ele já estava anistiado, o que mais deixa os anistiandos perplexo é a morosidade/atraso/desses processos dormitando nas gavetas da Comissão de Anistia/MJ, perguntas o que esta aguardando, é queda de braço afim de negar direitos pautadas em lei.É preciso que se tome uma providencia da maneira que esta não pode ficar,dizer que não tem funcionário é conversa de cerca lourenço os processos estão todos finalizados aguardando uma ordem, o Ministro da Justiça pode e deve adotar medidas e não consultar MD/COMAER/AGU/TCU que nada tem haver, a Lei de ANISTIA delega poderes ao Ministério da Justiça, o resto é aceitar e parar de interferir em assunto já definido em Lei.
Osvaldo Oliveira
Ex-S1 da FAB vítima da Portaria 1.104GM3/64
Email: o.riole48@hotmail.com
.
.
ôôô… Osvaldo:
PERFEITAMENTE !!!
Homenagem à parte… , mas, aquela “Caravana do Dia 30 de Abril” foi mais uma PROVA do quanto não se cumpre com a LEI DE ANISTIA e nem com a Constituição Federal, além de se violar o ESTATUTO DO IDOSO…
Você disse bem: o Brigadeiro já estava anistiado, e, poderíamos acrescentar que ali apenas se “CHOVEU NO MOLHADO”.
ALGUMA COISA DE EFETIVO TEM QUE SER FEITA !
Solicito aos colegas que se encontram mais próximos dos DEPUTADOS FEDERAIS e também aos que frequentam Brasília mais amiúde que “metam o pau no burro”… , pois, somos nós quem tem que fazer a carroça andar.
Pela quantidade de “andamentos” que aconteceram nos chamados “PROCESSOS SELECIONADOS”, aqueles 07 (sete) do Rio de Janeiro, e pela quantidade de CONSELHEIROS que neles funcionaram naqueles autos “selecionados”, a C.A. tinha (e tem) condição de julgar mais de 100 (cem) processos de vítimas da FAB em apenas uma semana… , não faz porque não quer.
E… , ambos, o Dr. Paulo Abrão e o Ministro da Justiça, quando eu com eles falei naquele dia, APERTARAM A MINHA MÃO EFUSIVAMENTE e dizendo que olhariam pela causa dos ex-fabianos com carinho…
QUANDO ? QUANDO ?
NADA DE EFETIVO ACONTECEU…
Daí, a necessidade que aqueles que estão mais proximos, em Brasília, “cutucarem as onças”, mesmo com vara curta, e, já fazendo uso da “deixa”, (do “gancho”), denecessário, dado pelo Ministro da Justiça de:
SENTA A PUA !!!
Eu disse “desnecessário” porque eles deveriam fazer uso do “DEVER DE EFICIÊNCIA” imposto pela Constituição Federal, e não ficarem “devolvendo a bola para os nossos pés”, como estão fazendo.
TEMOS QUE COLOCAR A “BOLA” DE VOLTA AOS PÉS DELES, URGENTEMENTE, E EXIGIRMOS O FIEL CUMPRIMENTO DA LEI DE ANISTIA.
É como está vendo o PEDRO GOMES.
Ex-3Sgt – preso político em 1976 por DUAS VEZES, como suspeito de subversivo, anistiando desde 2002.
Email: perogo@ig.com.br
.
[…] 49ª Caravana da Anistia na Associação Brasileira de Imprensa/RJ […]
.
STJ – Controle de legalidade
Postado Por GVLIMA em 4.junho.2011
Em Postagens 2011
Procuradoria demonstra que promoção de militar anistiado deve ser feita dentro da categoria a qual pertencia
Data da publicação: 03/06/2011
Militares anistiados só podem ser promovidos dentro da categoria em que pertenciam quando foram exonerados. Esse foi o argumento da Advocacia-Geral da União (AGU) acolhido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reverteu decisão que […]
Pholanda
pedroholanda52@hotmail.com
.
Obrigado! Você acaba de acessar uma página aberta aos internautas interessados em divulgar, neste espaço, textos opinativos como: artigos, contos, crônicas, obras literárias, resenhas e opiniões diversas sobre a nossa sociedade.
É importante esclarecê-lo que as referidas publicações são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O site de notícias www.militarpos64.com.br fica isento de qualquer punição prevista nos códigos civil, criminal, consumidor e penal do Brasil.
Escreva seu Comentário