.
Da assessoria da Comissão de Anistia do MJ e da redação da Tribuna do Advogado
.
31/05/2010 – Mais de 500 pessoas acompanharam, na manhã deste sábado, dia 29, na sede da OAB/RJ, o parecer dado pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça em favor da aprovação da anistia política de 190 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. A decisão dos 16 conselheiros presentes foi unânime.
Pelo parecer da Comissão, que será apresentada ao Ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, todos passarão a receber R$ 2 mil em prestação mensal permanente e continuada e um valor retroativo, a ser calculado de acordo com a data dos pedidos de anistia, como reparação pela demissão coletiva, após a greve de 1985, feita por motivação política. O julgamento do recurso, debatido desde 2007, foi realizado pelo pleno da Comissão, durante a 38ª Caravana da Anistia.
Presidente da Comissão, Paulo Abrão destacou a importânci a de o pleno se reunir no local onde estão os interessados, como ocorreu, no evento de sábado – primeira sessão de julgamento realizada fora de Brasília. “Na Caravana, trabalhadores e seus familiares lotaram as dependências do auditório da OAB para acompanhar a “reparação histórica”, lembrou Abrão.
Para o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, a Comissão fez justiça “num país onde não se reconhecem os direitos dos trabalhadores”. Wadih defendeu que é preciso superar o viés ideológico autoritário que ainda existe no país. “Os trabalhadores civis do Arsenal de Marinha foram discriminados e tiveram seus direitos aviltados como se militares fossem”, afirmou.
O deputado federal Luiz Sérgio (PT-RJ) observou que a decisão dos conselheiros encerrou uma luta de 24 anos dos trabalhadores do Arsenal. Já o ex presidente da OAB Federal Cezar Brito lembrou a importância da realização do ato na sede da OAB do Rio de Janeiro, “sempre ligada à luta pela defesa dos Direitos Humanos”.
Na sequência do julgamento foi realizada audiência publica para discutir a igualdade de direitos entre anistiados civis e militares, que é matéria em discussão no STF (ADPF 158).
Postado por Gilvan Vanderlei
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br
.
44 Comentários do post " Comissão do MJ aprova anistia de trabalhadores do Arsenal de Marinha "
Follow-up comment rss or Leave a TrackbackNa Audiência Pública do dia 29.05.2010(Sábado), a programação sita o julgamento da ADPF 158/02, e até agora ninguém escreveu assunto a respeito, se esse ano(2010) será julgada, assim como foi julgada a ADPF 153/08.
Olá meu nome é Amilson e o meu comentário é sobre a anistia politica dos trabalhadores do Arsenal da Marinha ao qual eu faço parte ,dos processos entre os 317 companheiros , sendo que ,dos 191 deferidos parcialmente meu nome não está incluso dentre eles , fiquei surpreso! inclusive eu estava presente neste dia , sendo assim procurei saber o motivo de não estar incluso , obtive informação quando fui em Brasilia com o pessoal do sindicado (CINFA)NO DIA 17/06/2010 aí sim fiquei sabendo o porque,fui informado pelo Setor de Protocolo que o AR teria sido entregue no endereço no qual eu não residia mais , segundo funcionario fui informado que o tal documento teria sido entregue . ( mais eu não tive conhecimento do tal documento ) e também fui informado que o meu processo estaria no Setor de Arquivo e Memória por isso não tive acesso e só reabriria depois do dia 15/07/2010 , espero não ser prejudicado e não desistirei de lutar pelos meus direitos .
Desde já agradeço a oportunidade de expor o meu comentário .
Amilson
luta on line…
[…] ” Comissão do MJ aprova anistia de trabalhadores do Arsenal … […]…
Olá,
Participei da greve de 1985 do Arsenal de Marinha e fui demitido, porém estive fora do RJ por 15 anos e só agora, através de um amigo, fiquei sabendo do processo pela anistia.
Gostaria de saber o que posso fazer para ter meus direitos assegurados.
Espero não ser prejudicado e não desistirei de lutar pelos meus direitos .
Desde já agradeço a oportunidade de expor o meu comentário.
Tambem fui demitido por justa causa em Dez de 1985 devido à greve deflagrada no
Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) . Desde então há o processo
para o pagamentos dos direitos dos trabalhadores demitidos. Já perfazem
25 anos e ainda não temos uma posição final. Alguem saberia dos detalhes deste processo?
Recentemente tive conhecimento que em Novembro de 2009 foi liberado o
pagamento na CEF, AG 4021 , Loc na Rua do Acre RJ/RJ e obtive um
telefone 08005742112, mas este não consta como valido. Gostaria de
saber se esta informação procede, se ainda está ativo este pagamento e
qual o valor a ser pago?
Quanto a anistia, ainda posso dar entrada? Fiquei sabendo recentemente deste processo
Desde já agradeço
Claudio
Eu participei da greve de 1965 e moro atualmente em Brasilia, mas até o presente momento não sei onde buscar informações sobre este caso, nenhum advogado que conheça este caso e consiga entrar com o processo. Alguém sabe de algum local que possa ir pessoalmente.
Sou também ex-funcionário do Arsenal de Marinha, preciso saber como está o andamento deste processo em Brasilia; toda as vezes que entro no site, falam que está no “deferido parcialmente”.
Aproveitando este comentário, tem como eu entrar em contato com o meu amigo, Amilson Siqueira Soares que fez um comentário nesta página??… favor enviar o meu email para ele ou o dele para mim.
Obrigado.
Gostaria de saber como está o andamento do processo do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro
.
SOU ANISTIANDO DO “ARSENAL DE MARINHA” DO RIO DE JANEIRO, HOJE NOS TEMOS UMA ASSOCIAÇÃO DOS ANISTIADOS DO RIO DE JANEIRO. APOS 25 ANOS.
.
Sou também um dos ANISTIADOS do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, gostaria, de participar aos demais companheiros, que no dia19/03/2011, sábado estaremos reunidos juntamente com a AAARMA, na Rua 13 de Maio 13 no 10 andar centro RJ.
Não percam.
VAMOS À LUTA!
.
Passados nove meses (29-05-2010) da decisão histórica do deferimento dos processos dos trabalhadores do AMRJ na OAB-RJ por unânimidade, ainda estamos aguardando com ansiedade a assinatura das portarias por parte do Ministro da Justiça.
Só que muitas outros anistiados que deram entrada em seus processos muito depois dos nossos, já foram assinadas as portarias e já estão até recebendo.
Não sei qual os critérios utilizados pelo Ministerio da Justiça, mas estamos sendo discriminados mais uma vez. Inclusive já perdemos por motivo de falecimento alguns companheiros de luta, esperamos que a nossa anistia não se transforme num seguro de vida pós morte.
.
“Anistia não é perdão,não é esquecimento,anistia é afirmação de direitos”.
Para que nunca se esqueça, para que nunca mais aconteça.
A anistia política dos trabalhadores do AMRJ é justa, legal sob todos os aspectos jurídicos.
Ainda bem que a Comissão de Anistia que é composta por historiadores, por juristas e doutores da lei mudaram os seus pareceres, com relação ao primeiro julgamento,fazendo justiça a uma das categorias de trabalhadores mais prejudicadas pela ditadura existente em nosso país até hoje.
.
Eduardo J. Estrella. Gostaria de saber dos ilustres conselheiros dos menos favorecidos contra a ditadura silenciosa em que até hoje existe por trás das cortinas da LEI. Em que, ainda, tentam, em não querer reparar danos causados aos servidores da “NAÇÃO”. Tais quais:- como, militares e civis.
Eduardo Jose Estrella Filho
edu-estrella1@hotmail.com
.
.
Por favor, gostaria que algum dos senhores que tenham conhecimentos mais profundo da ANISTIA, informar-me, com mais precisão o passo que devo iniciar em relação a Anistia.
Tendo em vista que, meu pai colaborou no esforço da 2ª Guerra Mundial, esteve embarcado durante o período da guerra, viajou neste período até São Sebastião, completando seu tempo de servidor até sua aposentadoria, o mesmo, faleceu e não conseguiu ser reconhecido como militar, pelo fato de ter colaborado na Guerra.
Hoje em dia minha mãe viúva do falecido gostaria de ter esse direito reconhecido para que a mesma, podesse gozar da infra-estrutura que a Marinha oferece as pensionista de ex-combatente, pois o que muito lhe tem pesado é a parte da saúde, como hospital, medicamentos e outros mais.
Fatos dela não estar participando desses direitos, foi porque, na época em que meu pai ia engressar com o pedido de inclusão de ex-combatente, o então falecido Presidente Castelo Branco, acabara de revogar a Lei, mesmo assim, eu creio que deva existi algum respaldo ou brecha jurídica que venha amenizar um pouco do sofrimento em que minha mãe vem passando ao longo de tempo, por favor indique-me alguém para me ajudar desvendar esse problema.
Meu telefone é 021- 78758769- id- 12* 14765 Nextel.
Aguardo um contato mais breve possível, Obrigado.
Eduardo Jose Estrella Filho
edu-estrella1@hotmail.com
.
.
Olá companheiros!!!!!!!!!
Meu pai trabalhou no Arsenal, no caju, Rio, na década de sessenta; o nome dele é IZAIAS FREITAS FONSECA
Torneiro Mecânico bélico.
Estou a procura, há mais de trinta anos, e nem sei se participou de algum movimento na época.
Se alguem souber sobre ele, por favor entre em contato, agradeço.
Atenciosamente
Carlos Alberto das Neves Fonseca
anistia10@hotmail.com
.
.
GOSTARIA DE SABER DE INFORMAÇÃO REAL SÔBRE O PROCESSO DE ANISTIA DO AMRJ, JA JULGADO E DEFERIDO NO DIA 29/05/2010 NA OAB DO RJ.
LIGUEI PARA A COMISSÃO EM BRASÍLIA E ME DERAM INFORMAÇÃO QUE ME DECEPCIONOU E ME PREOCUPOU MUITO.
JORGE DE BARROS
jorgedebarrosrj@hotmail.com
.
.
Fico triste pois Paulo Abrão e um Sr. Adv., mas estão tratando a comissão que ele representa como se fosse botequim que qualquer fiscal que chega dita normas se não estiver de acordo manda fechar os relatores devem esta se sentindo como balconista sem autoridade, depois de um belo trabalho politica e historico sobre o arsenal.
Moises da Fonseca dos Santos
moisesdafonseca@ig.com.br
.
.
Estou cansado de consultar o andamento dos processos dos Servidores do Arsenal de Marinha, no portal do MINISTÉRIO DA JUSTIÇA.
Na verdade estou ENVERGONHADO perante a minha família (mulher e filhos) e meus amigos, pois quando falo em “anistia politica”, eles me perguntam se acredito em PAPAI NOEL.
É lamentável Srs. brasileiros.
O julgamento do recurso, debatido desde 2007, foi realizado pelo pleno da Comissão de Anistia, durante a 38ª Caravana da Anistia, tendo à frente dos trabalhos o presidente Dr. Paulo Abrão, na manhã do sábado, dia 29/05/2010, na sede da OAB/RJ.*
A decisão dos 16 Conselheiros, membros da Comissão de Anistia presentes, foi UNÂNIME e teve como testemunhas os presidentes da OAB/FEDERAL e OAB/RJ e também do Deputado Federal (PT/RJ) Sr. Luiz Sérgio.
É importante lembrar que os Conselheiros são representantes do Ministro da Justiça do nosso Brasil.
E aí Ministro, e aí Conselheiros e aí Deputado, e aí OABs?… Quanto tempo mais vou ficar com vergonha?!.
José da Costa Ferrão Filho
ferao53@hotmail.com
.
(*) Acrescentamos/GVLIMA.
.
Waldecir Oliveira: também sou anistiado do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro: O Presidente da França Srº Charles de Gaulle falou que “o Brasil não é um pais sério”, então chegou a hora políticos e governantes de provarmos o contrário e parar e empurrar com a barriga um direito que conquistamos com sangue, suor e lágrimas e nos entregar o que nos pertence de fato e direito, pois quantos morreram e não viram a Justiça ser feita na sua vida contra as arbitrariedades vingente na época.
Boa Sorte
Waldecir Oliveira
usiwal@internetreal.com.br
.
.
Gostaria de Saber como faço para obter o Atestado de Óbito do meu Pai, porque até agora a Marinha só me mandou o Diário de Bordo e já está com vinte (20) anos que meu Pai faleceu; o Navio em que ele trabalhava explodiu e não encontraram o corpo.
Maria Prisila
sila-10@hotmail.com
.
.
E LAMENTAVEL, FUI CONSELHEIRO DO MEIO AMBIENTE EM MACAÉ, A UM COLEGIADO NO QUAL OS CONSELHEIROS TE OBRIGAÇÃO DE VOTAR AS DELIBERAÇÃO E SER APROVADA, FAÇO UMA PERGUNTA CURIOSA OS 16 CONSELHEIROS DA COMISSÃO DE ANISTIA TEM QUE SER MAIS VALORIZADO PARA TER CREDIBILIDADE, EU SEMPRE EM CONSELHO QUE PARTICIPEI NO MUNICIPIO QUE MORO FAÇO VALER A MINHA REPRESENTATIVIDADE E AS RESOLUÇÃO TEM QUE SER COLOCADA EM PRATICA. FUI OBRIGADO A SAIR DO RIO DE JANEIRO POR MOTIVO DA DITADURA, CLAUDIO DE MACAÉ 24/4/12.
Claudio HENRIQUES MARQUES
claudiofamma@gmail.com
.
OS ANISTIADOS DO ARSENAL DE MARINHA ESTÃO SENDO TORTURADOS E ALGUEM NEGA O QUE E SEU.
JA TEMOS 7 [SETE] COMPANHEIROS MORTOS EM 2 ANOS DE RECONHECIMENTO DA COMISSÃO DE ANISTIA… QUANTOS VÃO TER QUE MORRER PARA QUE SEJAMOS RECONHECIDOS.
PRECISAMOS DE UMA SOLUÇAO, CHEGA DE SOFRIMENTO; SAO 26 [VINTE E SEIS] ANOS SENDO TORTURADOS.
Cosme Rodrigues de Andrade
Cosmer2@gmail.com
Sou esposa de anistiado do Arsenal de Marinha já faz mais de 25 anos que nossas famílias sofrem com este processo anti democrático em que nossos esposos vem passando por conta desta política FACISTA.
É evidente o domínio dos militares ainda em nosso país.
A Caravana da Comissão de Anistia reconheceu a grande injustiça feita aos trabalhadores do Arsenal de Marinha.
Não podemos entender como uma ordem que foi OUTORGADA pelo nosso presidente não ser obedecida .
Nós como povo brasileiro merecemos mais respeito, esses homens que estão no poder esquecem que eles são pagos com nossos impostos e a reparação devida aos trabalhadores do ARSENAL é mais que merecida por conta da grande humilhação que esses trabalhadores estão sofrendo por longos anos.
É uma vergonha essa atidude, a CARAVANA DA ANISTIA está sendo um engodo diante da sociedade que anseia por JUSTIÇA.
ANISTIA JÁ PARA OS TRABALHADORES DO ARSENAL.
E QUE DEUS NOS ABENÇOE…
Marlene Oliveira
cosmer2@gmail.com
.
Gostaria de saber como andar o processo, o que estar impedindo o nosso direito de receber o que é nosso por direito, não aguento mais esperar. Essa humilhação nunca vai acabar.
Jorge Luiz Nascimento de ouza
jlnascimentosouza@hotmail.com
.
Olá bom dia sou filha de um anistiado que esta doente possui diabetes, precisa mto ajuda e nao sabemos nada a respeito, puxa qto sofrimento por FAVOR ME PASSEM UMA RESPOSTA PARA ACABAR COM ESSE SOFRIMENTO, OBRIGADA. rosemary-araujo2010@bol.com.br
Rosemary aRAÚJO
rosemary-araujo2010@bol.com.br
.
Gostaria de saber como estar o andamento do processo do AMRJ. também fui demitido por justa causa por motivo da greve em 05-12-1985. a anistia é direito de todos?
Nosso país onde politicos desonestos usam dinheiro do povo para interesse próprio nada acontece com eles. ficando tudo no esquecimento.
E nós trabalhadores não temos direito dos nossos direitos Espero que a justiça seja feita com dignidade. A 26 anos esperamos nossos direito
Allan Kardec Ferreira da Costa
kardetec@oi.com.br
.
É IMPOSSIVEL DE ACREDITAR, mais é VERDADE; 16 relatores mais o presidente da anistia, foram favorável a nossa causa e hoje estamos encarcerados na mãos de UM.
QUE BRASIL É ESSE?
SÓ DEUS NA CAUSA. SÓ JEJUM E ORAÇÃO.
Abraços companheiros a VITÓRIA É NOSSA.
Helio A Marinho
helio_amarinho@hotmail.com
.
ôôô… Helio A Marinho:
Esperimente entrar com uma Ação Judicial de OBRIGAÇÃO DE FAZER, contra quem está "travando" a situação.
Peça LIMINAR (antecipação da tutela) sob cominação de multa diária…
E… , boa sorte !
É como vê PEDRO GOMES — querendo saber e acertar mais…
Ex-3ºSgt da FAB – preso político em 1976 por DUAS VEZES, como suspeito de subversivo, anistiando desde 2002.
Email: perogo@ig.com.br
.
Valeu companheiro PEDRO GOMES pela sua orientação estarei comunicando ao PRESIDENTE de nossa associação AARMA – Associação dos Anistiados do Arsenal de Marinha.
QUE DEUS NOS AJUDE
Helio A. Marinho
helio_amarinho@hotmail.com
.
Exmo(os)deputados, senadores e vossa excelentíssima presidenta da república peço-lhe encarecidamente que veja este nosso processo de anistia .
Da mesma forma que o rio anceia o mar; nossas famílias anceia pelas suas decisões.
Desde já agradeço-lhes a dedicação.
Jorge J. Nascimento
shirleynascimento33@hotmail.com
.
Exmo(os)deputados, senadores e vossa excelentíssima presidenta da república peço-lhe encarecidamente que veja este nosso processo de anistia .
Da mesma forma que o rio anceia o mar; nossas famílias anceia pelas suas decisões.
Desde já agradeço-lhes a dedicação.
Jorge J. Nascimento
shirleynascimento33@hotmail.com
.
Estou com processo de anistia do arsenal de marinha des 2005 aguardando soluçao no ministerio da justiça em brasilia. Sera que estao esperando que alguns mascarado da marinha de 2005 morra.
Claudio Irineu S. da Silva
irineu.roca@gmail.com
.
Venho a traves deste solicita aos amigos anistiado do arsenal de marinha rj que possa me informa endereço e telefone da associaçao para que eu entre em contato estou com processo em curso no ministerio da justiça em brasilia a guardando assinatura do ministro da justiça .
Claudio Irineu S. da Silva
irineu.roca@gmail.com
.
os anistiados do arsenal de marinha, estão sendo torturados umilhados cade a justiça que nada faz.temos colegas falecidos e suas familias passando nesecidades cade nossos direito de trabalhadores ja se passarão 26 anos.
ainda estamos sendo torturados porque isso so queremos nossos direito.que pais é este que politico desonestos roubam o dinheiro do povo para interesse proprio e nada acontece com eles cai no esquecimento,e nos trabalhadores ja estamos esperando 26 anos so queremos nossos direito espero que a justiça seja feita.
Deus esta na frente e esta vendo a injustiça que estão fazendo com nosco os trabalhadores do arsenal de marinha.
Nilzete Mainiere Ximenes
nilzete.mx@hotmail.com
.
.
…estamos sendo novamente torturado fomos anistiado dentro do auditorio da OAB uma entidade de respeito no dia que foi um dia estorico para nossa familia que ate agora estar virando pesadelo presedenta olhe por nos do ARSENAL DE MARINHA DO RIO DE JANEIRO SOCORRO ESTAMOS ESPERANDO PELA A JUSTIÇA DO BRASIL 27 ANOS ESPERANDO POR JUSTIÇA MUITOS AMIGOS JA MORRERAM ESTAMO MUITO TRISTE COM NOSSO PAIS OBRIGADO.
Givanildo Barros de Albuquerque
givanildobarros@uol.com.br
.
.
Amigos e companheiros de trabalho também fui demitido com justa causa na greve do arsenal de marinha e após a greve estive no grupo que por duas vezes foi a Brasilía pedir para o então ministro do trabalho Almir Passianoto reconhecer que nós eramos CLT, ele falou que nada podia fazer, após alguns dias voltamos em um grupo reduzido para conversar com o Presidente da Republica José Sarney e também comunicou que nada podia fazer e agora após 27 anos nada resolvido companheiros perdemos a briga não vivemos em um País sério.
AMARILDO
amarildodosamba@ymail.com.br
.
.
Eu sou mais uma vitima da ditadura militar decorrente da greve do AMRJ em 85. Sou mais um revoltado com a falta de respeito com o direito do trabalhador Celetista por parte da Marinha do Brasil.
De que forma que nós humildes trabalhadores vamos tirar os nossos direitos trabalhistas das mãos do poder público deste país que é só imundice de corrupção e invasão de direitos básicos do cidadão?
A nossa grande esperança era o Lula e já são 12 anos de poder do PT que usa a palavra trabalhador em seu benefício e nada fez por nós.
Reginaldo de Oliveira Rodrigues
oliv30eira@yahoo.com.br
.
.
Reginaldo de Oliveira Rodrigues meu email: oliv30eira@yahoo.com.br
Meu cel: (xx) 99361.9771
Reginaldo de Oliveira Rodrigues
oliv30eira@yahoo.com.br
.
.
POR FAVOR ENTREM EM CONTATO COMIGO PELO TELEFONE PARA FAZERMOS UM ATO NO CENTRO DO RJ, GENTE PELO AMOR DE DEUS VAMOS RESOLVER ISSO.
SR STANLEY ENTRE EM CONTATO COMIGO, VAMOS LUTAR – MUITOS JA FICARAM PELA ESTRADA
MEU TEL 95202442
OBRIGADA.
Rosemary Araújo
rosemary-araujo2010@bol.com.br
.
.
Fui demitido em 1992 e na época era mecânico de máquinas no AMRJ, devido a politica publica do Sr. Collor de Melo em setembro de 1992 perdi meu cargo.
Gostaria que alguém me informasse se posso pedir reintegração e como fazer.
Obrigado.
Paulo César Costa
costap4@yahoo.com.br
.
.
Suadacoes a todos,
venho solicitar aos amigos que se possivel informem sobre o parecer de anistia dos Soldados da Aeronautica sou da turma de 1979 Pama Gl caso alguem tenha Novas noticias por favor me contate obrigado.
e-mail neyous@live.jp
skype ciageral c
Andre Costa
neyous@live.jp
.
.
Sou um dos demitidos de 1985 do Arsenal de Marinha do do estado do Rio de Janeiro, até quando vamos esperar por esta justiça que não faz nada pelos demitidos do Arsenal já a anistia política dos trabalhadores do AMRJ é justa legal sob todos os aspectos jurídicos.
Paulo Cesar Pinto Barbosa
paulopb_2007@hotmail.com
.
.
Meu email paulopb_2007@hotmail.com por favor quem puder mandem notícias tel para contato (21) 97241-4236 (Vivo).
Paulo Cesar Pinto Barbosa
paulopb_2007@hotmail.com
.
.
Como faço pra conseguir a lista dos que foram anistiados, por favor quem tiver esta lista enviem para o meu email paulopb_2007@hotmail.com
Paulo Cesar Pinto Barbosa
paulopb_2007@hotmail.com
.
Obrigado! Você acaba de acessar uma página aberta aos internautas interessados em divulgar, neste espaço, textos opinativos como: artigos, contos, crônicas, obras literárias, resenhas e opiniões diversas sobre a nossa sociedade.
É importante esclarecê-lo que as referidas publicações são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O site de notícias www.militarpos64.com.br fica isento de qualquer punição prevista nos códigos civil, criminal, consumidor e penal do Brasil.
Escreva seu Comentário