80 EX-CABOS DA FAB BRIGAM NA JUSTIÇA PARA SEREM ANISTIADOS
*-*
ELES SERVIRAM NA DÉCADA DE 70 E FORAM EXCLUÍDOS ATRAVÉS DE UMA PORTARIA
Um grupo de 80 EX-CABOS da Força Aérea Brasileira (FAB), incorporados entre 1965 e 1974 no Rio Grande do Norte, em plena vigência do Regime Militar no Brasil, estão lutando na Justiça e esperando a boa vontade do Governo Federal para serem anistiados e assim continuar recebendo seus soldos. Esses militares foram excluídos por força da Portaria n° 1.104GM3, de 12 de outubro de 1964, que estipulou em oito anos o tempo de carreira dos CABOS da FAB no país. Só que essa batalha não é restrita apenas ao EX-CABOS do RN. A história se repete com cerca de 4 mil deles em todo o Brasil.
Segundo Raimundo Nonato de Souza Pinto, que serviu na Base Aérea como Cabo de 1971 a 1979, ele e seus companheiros foram excluídos do serviço de forma arbitrária. “Antes de 1964 os militares da FAB eram regidos pela Portaria 570, estipulando o tempo de serviço dos praças (Sargentos, CABOS, Soldados e Taifeiros) em dez anos, quando então ganhavam ESTABILIDADE“, explicou Raimundo.
Já Romildo Leite Jucá, que serviu de 1966 a 1974, disse que a Portaria 1.104GM3 foi editada por conta de uma rebelião de Cabos da FAB no Rio de Janeiro, depois da eclosão do golpe militar de 1964. “Por conta disso veio a portaria, estipulando apenas para os Cabos o tempo de serviço de apenas oito anos“, disse Romildo, medida que passou a valer para os incorporados entre 1965 a 1974.
Outro que também serviu no RN e está na expectativa de ser anistiado, é Max de Oliveira Leite, que serviu de 1970 a 1978. “A portaria foi usada de forma tão arbitrária que não poderia ser usada contra nós, pois a Lei n° 57.654, de 20 de janeiro de 1966 a revogou“, disse Max. Atitude que não é de se estranhar, diante das diversas arbitrariedades cometidas pelos Governos Militares, durante os cerca de 20 anos que permaneceram no poder no Brasil. Max informou ainda que no final do Governo Militar do presidente João Baptista Figueiredo, em 1982, foi editada uma portaria revogando em definitivo a Portaria nº 1.104GM3.
ANISTIA POLÍTICA.
Nonato lembra que no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso foi aprovada a Lei n° 10.559, de 10 de novembro de 2002, criando a Lei de Anistia Política, anistiando as pessoas que no período de 18 de setembro de 1946 até 5 de outubro de 1988 (data da promulgação da atual Constituição do Brasil) sofreram por vários atos de motivação exclusivamente política. “Consideramos a Portaria 1.104GM3 um ato de exceção, sendo portanto uma decisão arbitrária do governo militar“, disse Nonato. Com base na Lei de Anistia Política, no final do governo de FHC, foram anistiados cerca de 500 EX-CABOS da FAB, inclusive no RN. Nem Max, nem Romildo e nem Nonato ainda foram anistiados.
GOVERNO LULA.
Quando os EX-CABOS comemoravam a vitória, o Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos editou uma portaria “desanistiando” os que já tinham conseguido o direito. “A portaria alega que os Cabos que entraram depois de 1964 foram atingidos por um ato administrativo e não de exceção“, disse Romildo. Ele informou ainda que os EX-CABOS que foram anistiados conseguiram na Justiça através de “Tutela Antecipada“, continuar recebendo o soldo.
“No entanto, consideramos que houve um lobby por parte do Comando da Aeronáutica, junto ao Governo Federal, para retirar o nosso direito“, disse Nonato. Ele informou que recentemente um “novo parecer” da Advocacia Geral da União (AGU) diz que a questão da temporaneidade não deveria ser usada para não anistiar os EX-CABOS. Ele, como os demais, entraram com uma Ação Ordinária na Justiça na tentativa de ter o soldo restabelecido.
(Transcrito parcialmente do Jornal Hoje, Caderno Cidade, edição de 30/06/2006 – Natal/RN)
GPA – Grupo Potiguar de Anistiandos.
Max de Oliveira Leite – Secretário Geral
maxleit@click21.com.br
62 Comentários do post " 80 EX-CABOS DA FAB BRIGAM NA JUSTIÇA PARA SEREM ANISTIADOS "
Follow-up comment rss or Leave a Trackback.
Ôôô… Wilson Pimentel Rodrigues:
É só você ir lá onde estão os seus originais e pedir de volta, substituindo-os por cópias.
ELES TÊM OBRIGAÇÃO DE DEVOLVER.
Aproveita e tira uma cópia completa do seu processo.
Boa sorte.
PEDRO GOMES
Uma visão de PEDRO GOMES — querendo saber e acertar mais…
Ex-3ºSgt da FAB – preso político em 1976 por DUAS VEZES, como suspeito de subversivo, anistiando desde 2002.
Email: perogo@ig.com.br
.
.
Por favor, se alguém serviu no QG do IV COMANDO AÉREO REGIONAL na Av. Dom Pedro nr 100,CAMBUCI – SÃO PAULO-SP, no período de 14/01/1974 até 13/01/1977 queira dar uma alô, para podermos trocar um papo…
– Gratos S1 Lopes.
JOSUE LOPES RIBEIRO
josue.ribeiro1955@terra.com.br
.
.
Amigos, sou vitima dessa violência feito pelo atual Senador Collor de Mello.
A justiça deveria ser para todos, mas é lamentável! O Senador tem o seu salário garantido e pago pelas pessoas que ele demitiu.
Ser brasileiro para mim, era motivo de orgulho! e ser militar era servi a Pátria.
Hoje não tenho orgulho nenhum, ser brasileiro e de ter servido a Pátria.
Marcelo Guerra
marceloguerraft@gmail.com
.
.
Srs. Deputado e Senadores, presidente da republica por favor acabe logo om isto paguém nois anistidado que ja ganhamos o direito como o Ministro Gilmar Mendes já mandou pagar e ate agora não foi cumprido o mandato por lei e direito estão esperando o que mais para que issto sejja cumprido ja estamos com mais de 70 anos inclusive uns jna morreran outros estão acamados com diversa doença como cancer de prostatas e vcs não resolven os direito e nem cimprem leis…
Grato.
Jose Calderaro Neto
calderaro.neto2013@hotmai.com
.
.
A PRÓXIMA VEJA VAI QUEBRAR O PAU
Na próxima revista VEJA
Vai ser publicado na VEJA desse final de semana a riqueza do LULINHA. Sócio majoritário dos Frigoríficos JBS(Friboi) , Sócio majoritário da Telefonia OI. Proprietário de 6 fazendas que somadas dão um total de 1.400.000 hectares. Criador de mais de 500.000 cabeças de gado no Estado do Para. Hoje seu meio de transporte e um Jato Executivo avaliado em 50.000.000,00 milhões de dólares para quem era funcionário público cuidador de zoológico. Essa é parte da distribuição de renda do ex-presidente Lula defende para a Dilma.
12 senadores, 49 deputados e 03 governadores, todos do PT, já foram INCRIMINADOS na delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Eduardo Costa, preso e apavorado com o risco de pegar mais de 40 anos de cadeia.
Este governo por meio de seus políticos roubavam mais de 3% de TODOS os contratos sob sua responsabilidade, desde 2003 até os dias de hoje!
Só a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, tem preço final de R$ 40 BILHÕES, implicando numa PROPINA de R$ 1 BILHÃO E 200 MILHÕES. O MENSALÃO será considerado apenas um troco, comparado ao ROMBO dentro da Petrobrás!
A VERDADE está chegando na HORA CERTA! PT em pânico. Lula convoca reunião de emergência em SP. Rui Falcão está desesperado. Reunião no Planalto.
“O POVO ESTÁ DORMINDO. NÓS ESTAMOS ACORDADOS. NÓS COMPANHEIROS DA INTERNET SOMOS UNIDOS, PARA FAZER O QUE NUNCA ANTES FOI FEITO NESSE PAÍS: “OU A CORRUPÇÃO PARA, OU NÓS PARAMOS O BRASIL!”
SEJA PATRIOTA: Passe adiante… Se cada pessoa passar para 10 amigos de setores diferentes no 6 (sexto) repasse atingimos 5 milhões de usuários . Vamos tirar 5 minutos para mudar o Brasil , faça sua parte!
REPASSAR GERAL URGENTE
JCarlos – AFA 1ª Turma 71.
JCarlos
jcarlosbene@hotmail.com
.
___________
É isso aí minha Gente: Enquanto corremos atrás do prejuízo, eles do Poder, corroendo a nossa Petrobrás e Nossa Nação!!!
JCarlos – AFA 1ª Turma 71.
JCarlos
jcarlosbene@hotmail.com
.
.
Ola Pessoal, sou Vanildo eu era CB na Base Aerea de Sao Paulo, sou da primeira turma de SD 1987 e fiz o CFC em 1988 e fui promovido a CB 1990, servi durante + de 09 anos, sendo que 1986 fui mandado naquele corte, nao tenho certeza, nao me lembro muito bem, mas acho que no comeco de 1986 veio como deferido no boletim o meu engajamento p/ 6 meses ou 1 ano, so lembro que depois de alguns meses veio outro boletim como Indeferido ou seja tive que dar baixa forcado, entrei na justica em 2001 e sempre que ligava p/ a Advogada ele falava que estava em adamento, depois de alguns anos perdi o contato dela, hoje que vi no site que foi: APELACAO INPROVIDA, e SERVIDOR PÚBLICO MILITAR. EXTENSÃO DE BENEFÍCIO. IMPOSSIBILIDADE DE O PODER JUDICIÁRIO ATUAR COMO LEGISLADOR POSITIVO PRECEDENTES.
Pelo oque vejo aqui o caso foi encerrado dia 28/11/2011.
Outra coisa que nao entendi,na epoca era para a Advogada brigar pelo direito de eu voltar para ativa, mas pelo que entendi ela estava brigando pela promocao a 3º SGT que eu acho, isso e oque esta no documento do Tribunal Regional Federel : Trata-se de apelação interposta contra a sentença que julgou improcedente o pedido formulado na inicial para promoção ao posto hierárquico de Terceiro Sargento, tendo em vista suposta situação discriminatória estabelecida pela Portaria nº 120/GM3/84.
Por favor se alguem poder me ajudar, e se acharem que tenho alguma chance de recorrer e poder me indicar algum Advodado, ficarei muito grato! meu E-mail: vanildo.lima@apoio.ie
Vanildo Antonio De Lima
vanildo.lima@apoio.ie
.
.
Ola Corrigindo fui mandando no corte de 1996
vanildo.lima@apoio.ie
Vanildo Antonio De Lima
vanildo.lima@apoio.ie
.
.
Ola Corrigindo fui mandado no corte de 1996.
Vanildo Antonio De Lima
vanildo.lima@apoio.ie
.
.
Servi durante 4 anos no VI comar (SRPV) 1980 a 1985.
Amorim
amorim@transfinal.com.br
.
.
Servi durante 4 anos no VI comar (SRPV) 1980 a 1985.
Amorim
amorim@transfinal.com.br
.
ALGUEM DA TURMA ¨62 60 oi se possivel CONTATO PARA este IMAIL
ABRASSOS – PREFEITURA AER GALEAO – P A DO GALEAO
JOSE LUIZ BARRETO GUIMARÃES
j.luizbarreto@hotmail.com
.
Obrigado! Você acaba de acessar uma página aberta aos internautas interessados em divulgar, neste espaço, textos opinativos como: artigos, contos, crônicas, obras literárias, resenhas e opiniões diversas sobre a nossa sociedade.
É importante esclarecê-lo que as referidas publicações são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O site de notícias www.militarpos64.com.br fica isento de qualquer punição prevista nos códigos civil, criminal, consumidor e penal do Brasil.
Escreva seu Comentário